27.1 C
New York
Thursday, October 9, 2025
InícioNacionalSociedadeGilberto Correia diz que falta de vontade política para realizar reformas leva...

Gilberto Correia diz que falta de vontade política para realizar reformas leva país ao caos 

O antigo Bastonário da Ordem dos Advogados, Gilberto Correia, disse, ontem, na cidade da Beira, que ausência de vontade política para realizar reformas necessárias e profundas no país está a arrastar os moçambicanos ao caos colectivo, dada a ausência de um verdadeiro Estado de direito, que leva o país a viver momentos perigosos e de profundas incertezas.

Gilberto Correia, que falava numa aula inaugural na Universidade Licungo, começou por lembrar que a ideia de separação de poderes, como pressuposto fundamental de que hoje se apelida de Estado de Direito, foi abordada de forma consolidada e sistematizada por Montesquieu, numa das  suas obras,  publicada em 1748, nomeadamente poder legislativo, poder  executivo  e poder Judiciário.

Montesquieu recomenda na sua obra que os referidos poderes sejam independentes, detenham poderes equilibrados e se revistam de mecanismos de controle recíproco.

O segundo maior desafio lançado por Gilberto Correia  é a despartidarização do Estado. A partidarização do Estado, continuou Correia, que abordava alguns dos desafios do Estado do Direito democrático em Moçambique,  favorece a radicalização do ambiente político.

Correia acrescentou que a violência pós-eleitoral, fundadas em acusações de fraude eleitoral,  está a aumentar, tornando-se cíclica, territorialmente mais abrangente e mais destrutiva.

O Reitor da UniLicungo dirigindo-se aos estudantes e baseando-se na intervenção de Gilberto Correia, apontou aos mesmos como a esperança do futuro.  

  

 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Conde e Dove asseguram Mambas focados diante da Guiné

0
O Selecionador Nacional, Chiquinho Conde, e o jogador Edmilson Dove antecipam um jogo difícil contra a Guiné-Conacri, destacando a preparação focada dos Mambas...
- Advertisment -spot_img