Na hora de celebração de um bicampeonato que o Sporting Clube de Portugal não ganhava há 71 anos, o extremo internacional moçambicano Geny Catamo tem um lugar de destaque entre as figuras que contribuíram de forma decisiva para a conquista do 21.º título de campeão nacional pelo emblema da capital Lisboa.
De acordo com uma análise feita pelo portal maisfutebol.iol.pt, o moçambicano marcou aquele que, provavelmente, foi o golo mais importante de toda a temporada, na vitória sobre o rival Benfica (1-0), na noite de 29 de Dezembro de 2024.
Em jogo da 16.ª e penúltima jornada da primeira volta, o Sporting recebeu o Benfica no Estádio José de Alvalade e o jovem jogador moçambicano decidiu com um golo marcado aos 29 minutos, a passe do sueco Viktor Gyokeres.
Depois de destacar as cinco figuras que, ainda de acordo com a mesma publicação, foram as que mais impacto tiveram no título de bicampeão do Sporting, o maisfutebol.iol.pt lembra que foi de Geny Catamo o golo que, muito seguramente, foi o mais importante da caminhada leonina ao título.
– Mas há mais. Debast também merecia uma menção, ele que se reinventou como médio-defensivo e segurou a zona central numa fase muito dura. E claro, Geny Catamo, que voltou a marcar ao Benfica, no triunfo provavelmente mais importante da temporada leonina – pode ler-se na matéria publicada ontem pelo maisfutebol.iol.pt.
Acima de Geny Catamo, aquela publicação coloca o avançado Viktor Gyokeres como a figura central do título sportinguista. Dos 53 golos até agora marcados em todas as competições – ainda há um jogo da final da Taça de Portugal por disputar no domingo, contra o Benfica – o sueco facturou 39 tentos no campeonato e se destacou como “o jogador mais influente que o futebol português viu em muitos anos e um dos grandes avançados da história da Liga.”
Há ainda destaques a Francisco Trincão, o capitão Hjulmand, e os técnicos Rúben Amorim e Rui Borges. O primeiro deixou o clube rumando para o Manchester United depois de 11 jogos, 11 vitórias, 39 golos marcados e cinco sofridos, “num percurso cem por cento vitorioso, que marcou a temporada leonina e lhe permitiu somar cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado.”
QUINTO JOGADOR MAIS
SOLICITADO NO CAMPEONATO
Além do já mencionado golo marcado ao Benfica, Geny Catamo somou mais quatro no campeonato, totalizando cinco. Marcou igualmente num clássico, na vitória sobre o FC Porto (2-0), na noite do dia 31 de Agosto de 2024.
O jogo contava para a quarta jornada e viu o moçambicano a confirmar o triunfo dos “leões” com um golo aos 90+3 minutos.
Decisivo a marcar, Geny foi, também, um dos jogadores mais utilizados no campeonato entre os 33 jogadores utilizados na caminhada para o título de campeão nacional.
O moçambicano ocupou o quinto lugar entre os jogadores que mais vezes entraram em campo apesar de, na contabilidade do tempo de utilização, ocupar o oitavo lugar.
Foi chamado a jogar em 30 dos 34 partidas do campeonato e somou 1914 minutos, uma média de 63 minutos e 48 segundos por jogo.
Em absoluto entre presenças em campo e tempo de utilização, os quatro primeiros lugares são ocupados por Francisco Trincão, que, presente em todos os 34 jogos da sua equipa, somou 2557 minutos, o que lhe deu uma média de 75 minutos por jogo.
Em segundo lugar ficou Viktor Gyökeres, que, com menos um jogo (33) do que Trincão, somou 2804 minutos.
Em terceiro lugar ficou o campeão africano pela Costa do Marfim Osmam Diomande, com 2526 minutos em 31 jogos. Em quarto lugar da lista dos mais utilizados surge Geovany Quenda, que, presente em todos os jogos, somou 2259 minutos.
Fonte: Jornaldesafio