O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, recebeu, nesta quarta-feira, em audiência, no seu gabinete de trabalho, Jorge Monteiro, embaixador de Portugal em Moçambique.
Na ocasião, Jorge Monteiro disse que está na província de Nampula pela primeira vez, quatro meses após ter tomado posse como embaixador de Portugal em Moçambique, em missão de serviço no âmbito de boas relações que Moçambique tem com Portugal, onde irá fazer visitas de apresentação institucional às autoridades provinciais, Universidades e projectos estratégicos financiados pela Cooperação Portuguesa.
Jorge Monteiro fez saber igualmente que irá participar no lançamento do projecto +EMPREGO II, que visa aumentar as oportunidades para os jovens moçambicanos em Nampula e Cabo Delgado, de obterem um emprego digno em sectores económicos seleccionados que apoiem a transformação verde e socioeconómica.
Por seu turno, Eduardo Abdula, governador de Nampula, desejou as boas-vindas ao embaixador de Portugal em Moçambique e toda a comitiva à província, através de uma marca indelével “Wamphula Noophiya” (Chegamos a Nampula) destacando que, neste momento, Nampula está atravessar uma situação bastante grave, com os ataques de terrorismo em Memba, onde há muitas famílias deslocadas em um número de 85 mil, que, na sua maioria, são crianças, cujo número chega a 44 mil crianças.
Eduardo Abdula disse que, com base nisso, foi lançada uma campanha de solidariedade denominada “14 milhões de braços por Memba” e que até ao momento foram angariadas mais de 100 mil toneladas de produtos de primeira necessidade.
“E, dentro em breve, iremos mobilizar a população a regressar às suas zonas de origem, uma mobilização moderada que será por livre vontade, tendo em conta que a segurança está garantida e, para tal, precisaremos de angariação de mais meios, como o transporte para levar essas famílias”, disse o governador.
Recorde-se que os deputados da Assembleia da República foram os mais recentes doadores para apoio à população de Memba, com cerca de 60 toneladas de produtos de primeira necessidade, entregues pela respectiva presidente, Margarida Talapa, acompanhada pelos chefes das bancadas parlamentares que compõem a Casa do Povo, nomeadamente Frelimo, Renamo, Podemos e MDM.
Fonte: O País