Por Redacção LanceMZ
De acordo com Daniel Honwana, Director desportivo do clube “alvi-negro”, os objectivos principais da parceria entre as duas colectividades são: realizar um intercâmbio desportivo entre os atletas, dirigentes e equipas técnicas, fortificar as relações de amizade e garantir que os campeonatos nacionais de Moçambique e Eswatini sirvam de montra para atrair clubes internacionais.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
” A nossa perspectiva é de, basicamente, poder expor os nossos jogadores naquele campeonato, que é um campeonato emergente, estamos conscientes de que o futebol está a evoluir anualmente, está numa fase boa, e em relação ao nosso, é mais acompanhado na África do Sul que é um bom mercado para exportar os nossos jogadores. Esse intercâmbio vem para fortalecer a nossa relação com o Mbabane Swallows”, apontou Daniel Honwana.
Por outro lado, Nic Amade, Director Desportivo do Mbabane Swallows, destacou que pela ligação emocional que possui com o Desportivo Maputo, viu a chegada do seu compatriota, Dário Monteiro ao comando técnico do clube swazi como uma oportunidade para colaborar com o clube, fomentando uma nova cultura desportiva.
“Na primeira oportunidade que tive para colaborar com o Desportivo, não hesitei, aproximei e mostrei as condições que temos. Para mim o Desportivo sempre foi uma escola, foi onde aprendi futebol. Não fui treinador, nem jogador, mas sou adepto do Desportivo Maputo e na primeira oportunidade que tive de colaborar com o clube, me aproximei e mostrei as condições para dar uma outra cultura desportiva”, destacou Nic Amade.
Amade realçou ainda que a parceria entre o Desportivo Maputo e o Mambane Swallows é uma oportunidade para os atletas nacionais desenvolverem múltiplas valências, tais como aprender um novo idioma e vivenciar as emoções de um outro campeonato.
Por seu turno, Tico-Tico, antigo jogador e ídolo do Desportivo Maputo, afirmou que vê com bons olhos o acordo em alusão por ser de clubes que militam em campeonatos diferentes.
” Eu penso que é algo bom, é importante a criação de sinergias entre diferentes clubes, principalmente quando são clubes de outros países diferentes onde há diferentes exposições, diferentes culturas, como aqui foi dito. É um clube como o Desportivo, penso que está a precisar expor os seus jogadores. Sabemos que a segunda liga aqui não tem nenhuma exposição. Mesmo o Moçambola, que é o campeonato principal, tem pouca exposição, mas tendo os jogadores a jogarem num outro mercado, ou nesse caso em Eswatini, mas que está muito ligado ao mercado sul-africano, penso que é uma boa janela para os jogadores moçambicanos evoluírem”, destacou Tico -Tico.
A parceria entre as duas equipas começa a efectivar-se em duas semanas sem prazo de validade, podendo durar mais de duas décadas e vai beneficiar inicialmente, os atletas e futuramente espera-se que traga retornos financeiros para os “alvi-negros”. (LANCEMZ)
Fonte: Lance