Por Redacção LanceMZ
Com o efeito, a prova que contará com a participação do campeão Moçambicano, o Ferroviário da Beira, foi remarcada para ter lugar de 27 de Outubro a 1 de Novembro, na cidade de Lusaka, capital da Zâmbia, receba o Grupo E destinado aos clubes da Zona VI.
Para além dos “locomotivas” do Chiveve, a etapa de apuramento a BAL contará com a participação do anfitrião Matero Magic, do Johannesburg Giants da África do Sul, do Basket Hounds do Zimbábue, o Dolphins de Botswana e do Bravehearts Basketball Club do Malawi.
As duas primeiras equipes do Grupo E garantirão a classificação automática para o Road to BAL Elite 16 de 2026.
O Ferroviário da Beira prossegue com a sua preparação, que decorre no seu pavilhão na baixa da capital de Sofala. Para esta prova, os “locomotivas” projectam contar com a prestação de alguns reforços estrangeiros que estarão ao serviço do treinador Nilton Manheira.
CONHECIDOS APURADOS PARA ELITE 16
Entretanto, já são conhecidas algumas equipas apuradas para a Elite 16 do Road to BAL de 2026, com a realização das provas zonais de qualificação. Pelo Grupo A, o campeão líbio, Al-Ahly Benghazi apurou-se para a segunda etapa com um registo de três vitórias em igual número de jogos, tendo na última partida derrotado por 86-71 o AS Douanes, de Burkina Faso. Antes os líbios derrotaram o Centre Federal da Guiné por 88-60, tendo vencido o CRBT do Mali por 77–66.
O Centre de Référence de Basketball de Tombouctou (CRBT) do Mali avança para a Elite 16 como a segunda equipa do Grupo A, que decorreu na capital maliana Bamako, com um recorde de 2–1: uma vitória por 63–54 contra o ASD, uma derrota por 77–66 para o Al Ahly Benghazi e uma vitória por 74–51 contra o CFG da Guiné.
Quanto ao Grupo B, com um histórico perfeito de três vitórias e nenhuma derrota, o Jeunesse Club d’Abidjan da Costa do Marfim avançou para a fase Elite 16, onde tentará se tornar o segundo clube marfinense desde o ABC Fighters a se qualificar para a Basketball África League. Os anfitriões Jeunesse Club d’Abidjan completaram sua sequência invicta ao derrotar os campeões liberianos LPRC Oilers por 76-47. Neste grupo, a segunda equipa apurada é o clube ganês Spintex Knights que venceu o Elan Coton, do Benin, por 63–53.
Pelo Grupo C, o ASB New Generation da República Democrática do Congo ao derrotar o New Tech Bantou por 79–70 e juntou-se ao Moanda BB do Gabão que garantiu a sua vaga com uma vitória por 85–76 sobre o New Tech Bantou da República Centro-Africana.
Na qualificação do Grupo D que decorreu em Dar Es Salaam, na Tanzânia, carimbaram o passaporte para a fase seguinte as equipas anfitriãs do Dar City e a formação do Uganda Namuwongo Blazers. Os ugandeses do Namuwongo Blazers venceram o Djabal das Ilhas Comores por 132-58. A turma do Dar City dominou esta etapa de apuramento ao vencer por 83-70 sobre o Namuwongo Blazers de Uganda, depois de uma vitória esmagadora por 102-50 sobre o Djabal das Comores.
A Fase de Grupos do Road to BAL de 2026 é dividida em Divisão Leste e Divisão Oeste, com equipas divididas em Grupos A, B, C, D e E. Cada grupo é composto por três ou seis equipas. (LANCEMZ)
Fonte: Lance