Gueta Chapo apelou, durante a abertura da I Reunião Nacional de Planificação do seu Gabinete, a uma planificação mais coordenada, inclusiva e orientada para o bem-estar das famílias moçambicanas. O encontro, que visa harmonizar a actuação institucional em áreas como a equidade de género, protecção da criança, da pessoa idosa, com deficiência e com albinismo, decorre num contexto nacional marcado por desafios humanitários em Cabo Delgado.
A Primeira-Dama da República, Gueta Selemane Chapo, apelou esta quinta-feira, em Nampula, a uma planificação mais coordenada, inclusiva e comprometida com o bem-estar das famílias moçambicanas, ao dirigir a abertura da I Reunião Nacional de Planificação do seu Gabinete.
No seu discurso de ocasião, Gueta Chapo destacou que o encontro visa harmonizar a actuação do Gabinete na execução de acções prioritárias voltadas à promoção da equidade de género, protecção da criança, da pessoa idosa, com deficiência e com albinismo, reforçando o compromisso com a melhoria das condições de vida das populações mais vulneráveis.
“Fazemos votos de que este encontro que hoje inicia sirva de momento de coordenação e articulação da nossa actuação no exercício de planificação e execução das nossas acções prioritárias no quadro do esforço comum que o nosso país realiza para promover o bem-estar das famílias moçambicanas”, afirmou a Primeira-Dama.
Gueta Chapo sublinhou que a reunião ocorre num contexto desafiante para o país, sobretudo devido à situação humanitária em Cabo Delgado. “Esta reunião realiza-se num contexto nacional que continua a desafiar a nossa solidariedade, especialmente perante as famílias afectadas pelos ataques terroristas em Cabo Delgado. A nossa compaixão e apoio vão para todos aqueles que se encontram a sofrer neste momento por várias outras situações”, disse.
A Primeira-Dama alertou igualmente para a necessidade de uma atenção redobrada à saúde, à educação e à inclusão social, defendendo uma abordagem mais humana na planificação institucional. “Existem desigualdades que afectam de forma particular as crianças, as mulheres, as raparigas, pessoas com deficiência, pessoas com albinismo e todas as pessoas vulneráveis. É por isso que a planificação das nossas actividades deve ser mais do que um exercício técnico, deve ser um acto de compromisso e do bem-estar das nossas populações”, enfatizou.
No mesmo sentido, Gueta Chapo frisou que cada acção e projecto devem ter um rosto e um propósito, traduzindo-se em benefícios concretos para quem mais precisa.
“A Reunião Nacional de Planificação é um momento ímpar de harmonização de instrumentos que o Gabinete usa no âmbito da promoção da equidade de género, promoção dos direitos e desenvolvimento integral da criança, promoção dos direitos da pessoa idosa, pessoa com deficiência e pessoa com albinismo”, afirmou.
Entre as prioridades do encontro, destacou a análise do Plano Estratégico do Gabinete, que inclui o projecto de carteiras e lanches escolares, como instrumento central na luta contra a desnutrição crónica e na promoção da retenção escolar.
“O programa de lanche deve ser o nosso foco principal para combatermos a desnutrição crónica, também a retenção das nossas crianças nas escolas”, destacou.
Gueta Chapo defendeu ainda a transparência e boa gestão dos apoios destinados às populações vulneráveis, sublinhando que “todo o apoio que nós temos conseguido possa chegar a todos aqueles que realmente precisam, sem que haja nenhum desvio”.
Acrescentou que a planificação é a chave do sucesso de todo o trabalho, convidando os participantes a aproveitarem o encontro para fortalecer as capacidades técnicas e operacionais.
No fim, expressou o desejo de que a reunião produza planos e programas alinhados com a realidade de cada província, resultando em acções mais eficazes e sustentáveis. “Desta forma, declaro aberta a primeira Reunião Nacional de Planificação do Gabinete da Primeira Dama”, concluiu Gueta Chapo. 
EDUARDO ABDULA REAFIRMA COMPROMISSO COM INICIATIVAS QUE PROMOVEM INCLUSÃO SOCIAL 
O Governador da Província de Nampula, Eduardo Abdula, reafirmou o total compromisso do Conselho Executivo Provincial (CEP) com o programa EMPODERA e com todas as iniciativas que visam promover a inclusão social, combater a pobreza e melhorar as condições de vida da população, desenvolvidas sob a liderança da Primeira-Dama, Gueta Selemane Chapo.
Eduardo Abdula falava nesta quinta-feira, na cidade de Nampula, durante a cerimónia de abertura da I Reunião Anual de Planificação do Gabinete da Esposa do Presidente da República.
Nampula é uma província de contrastes e esperanças, onde os desafios convivem com uma extraordinária vitalidade social e económica. Por isso, cada iniciativa que fortalece a acção social e apoia a mulher, a criança, a família e as comunidades vulneráveis representa uma semente de esperança lançada num terreno fértil.
O Governador salientou ainda que não é possível alcançar o desenvolvimento desejado sem colocar as mulheres e raparigas no centro das preocupações e aspirações.
“Não podemos ambicionar uma sociedade melhor sem olhar para as mulheres e raparigas como iguais; não podemos sonhar com um país mais justo, mais próspero e mais humano sem lhes dar instrumentos para assumirem as rédeas dos seus destinos e contribuírem decisivamente para o Moçambique que todos desejamos”, afirmou.