Guima é dúvida nos Mambas que já estão em Kampala

0
4
A Seleção Nacional de Futebol, Mambas, já está em Kampala, depois de ter cumprido na manhã desta terça-feira, 2 de Setembro, o único treino em território nacional antes do jogo agendado para o dia a 5 de Setembro, frente o Uganda para a sétima jornada da fase de qualificação para o Mundial 2026.  Para o embate que vai ter lugar no Estádio Nelson Mandela a única dúvida é a utilização de Rircado “Guima” Guimarães que está a recuperar de uma lesão.

 

Por Alfredo Júnior

 

Para a sessão de terça-feira, Chiquinho Conde contou com a participação de todos os jogadores que militam no Moçambola e que foram chamados para esta operação e o treino foi um treino simples que durou apenas 45 minutos.

“O treino incidiu fundamentalmente na ativação porque esses jogadores vieram de uma jornada do Moçambola, com viagens muito cansativas, pouco descanso. O treino serviu só para nós ativarmos um pouco, porque não dá para fazer muita coisa. Fizemos prevenção de lesão e depois exercícios descontextualizados, a manutenção da posse de bola, muito curto, e depois combinações técnicas ou táticas também só para a finalização”, explicou Conde sobre a sessão de treino realizada no campo anexo do Costa do Sol.

 

Dos vinte e cinco jogadores convocados para esta operação, a única dúvida prende-se com a presença de Ricardo Guimarães, cujo clube Zira FK, do Azerbaijão, mostrou reservas em relação à presença do jogador, tendo em conta que ele vem de uma lesão.

 

“Estou um pouco preocupado só com a situação do Guimarães, que o clube inicialmente não queria deixar vir por causa de uma situação de lesão, mas ele tudo fez para estar no grupo de trabalho e, pela informação que tenho, do resto está tudo bem, o Mexer também está recuperado e espero sinceramente encontrá-los bem, motivados, como sempre, e depois venha ao de cima aquilo que é a qualidade técnica e tática. O Calila também está muito motivado para poder dar o seu contributo, não temos o Ifren, porque está suspenso por acumulação do amarelo, temos o Óscar, que vai ser a alternativa também ao lado direito e estão reunidas as condições”, disse Conde.

 

TRÊS OPÇÕES PARA O ATAQUE

 

O seleccionador nacional falou das alternativas ofensivas à sua disposição, destacando o regresso de Faisal Bangal e a chamada do jovem Ângelo Cantolo que tem dado nas vistas no Moçambola 2025.

 

“O Faisal Bangal já está recuperado, depois daquela lesão grave que ele teve em Botswana, seguida de uma operação, é mais uma alternativa. Neste grupo, levamos três pontas-de-lança, o miúdo Ângelo tem feito golos no Moçambola, está motivado e penso que estão reunidas as condições para nós, com humildade, com tranquilidade, como é o nosso apanágio, fazer de tudo para que, de facto, consigamos levar de vencida essa equipa da Uganda”, comentou o seleccionador nacional.

CONDE ATENTO À EVOLUÇÃO DO UGANDA

 

Por outro lado, o selecionador nacional abordou aquilo que será a forma de estar dos Mambas nesta partida diante do Uganda, que convocou alguns jogadores experientes e também conta com atletas que estiveram recentemente no CHAN, isto para tentar reverter a imagem deixada ficar no jogo da primeira volta quando Moçambique ganhou por três bolas a uma. 

 

“O nosso analista já formatou aquilo que são os aspectos defensivos e ofensivos da equipa adversária para que os jogadores também possam observar melhor no nosso grupo aquilo que são as nuances, as situações fortes e fracas também, porque tem, da equipa do Uganda. Foram buscar um guarda-redes já com mais experiência, mas aquilo que nós observamos, apesar de embora eles tenham estado agora no CHAN, evoluíram como todos nós evoluímos. Só se evolui quando se compete e, como tal, não vamos esperar facilidades”, referiu Chiquinho Conde. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!