Harmonizada comunicação entre Sidat e Simango após encontro com Caifadine

0
3
A comunicação entre o Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, e o timoneiro da Liga Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Júnior, está harmonizada depois de desencontros devido a paralisação do Campeonato nacional de Futebol, Moçambola 2025, devido a questões financeiras. Para tal, foi necessário o Ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, promover um encontro que teve lugar esta segunda-feira, 11 de Agosto de 2025, na sede do MJD, entre as direcções da FMF e da LFM.  

 

Por Alfredo Júnior

 

O encontro, de carácter estratégico, visava alinhar acções conjuntas para o fortalecimento do futebol nacional, com particular destaque para o Moçambola 2025, depois das incertezas da continuidade da prova. 

 

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

Para o Ministro Caifadine Manasse o encontro serviu para harmonizar as relações e a comunicação entre a FMF e a LMF para o bem do futebol nacional.

 

“Este é um encontro que, como governo, achamos que era importante ter com a Federação de Futebol e a Liga. Nós somos aqueles que gerem o desporto moçambicano. Era importante harmonizar essa comunicação com aqueles que gerem a parte do futebol, que é a Liga e a Federação. E a nossa intenção foi perceber como é que está, por exemplo, a saúde da Liga e a saúde da Federação. Em linhas gerais, dizer que nós, como governo, saímos satisfeitos deste encontro, porque o nosso interesse neste era encontrar cada vez mais balizas para que a comunicação da Federação e da Liga se encontrasse, fosse uma comunicação que beneficie ao desporto e beneficie ao povo, porque o esforço todo que é feito é mesmo para que em último lugar, aquele que é o consumidor do futebol, nesse caso os moçambicanos, encontrem esta harmonia”, disse Caifadine Manasse.

 

Para a FMF e a LMF todos aspectos relativos à comunicação entre as duas partes foram dissipados, numa altura em que há garantias da continuidade do Moçambola 2025. 

 

“Este encontro foi muito bom, foi muito bom porque deixou claro tanto a atividade de cada organização, estou a falar da Liga Moçambicano de Futebol e da Federação Moçambicano de Futebol, quando eu digo, tanto as tarefas ficaram claras, é no sentido de que está tudo descrito, quais são as obrigações da Federação Moçambicano de Futebol como patrono de futebol, como instituição que gera o futebol a nível nacional”, disse Jorge Bambo, Vice-Presidente da FMF.

 

Por seu turno, Alberto Simango – Presidente da LMF, considerou que “foi um encontro organizado sabiamente pela Sua Excelência Ministra da Juventude de Desportos, para clarificar e para ouvir as partes que dirigem o futebol ao mais alto nível, sobre a possibilidade de haver ou não alguma crispação, mas entretanto ficou claro que as nossas duas entidades comungam o mesmo objetivo, lutam pela mesma causa, que é fazer com que o futebol possa chegar aos campos e alegrar os moçambicanos como é de lei. O que não acontecia é que a nossa comunicação exterior e o que se fazia era diferente, entretanto nós ficamos claros que a relação que nós temos institucional é saudável entre a Liga de Futebol e a própria Federação Moçambicana de Futebol”. 

 

SITUAÇÃO DOS CLUBES DEVEDORES ABORDADA NO ENCONTRO

 

Um dos pontos que marcou a reunião foi a reflexão sobre os clubes que participam no Moçambola em situação de incumprimento no pagamento salarial, por parte do Baía de Pemba, Desportivo da Matola e Textáfrica do Chimoio.

 

“Esse é um TPC que ficou por se realizar por nossa parte. Teremos que conversar com os clubes, sabemos que este problema está acontecendo com três clubes, dois a três clubes no universo de 14, portanto não nos assusta. É preocupante sim, porque é necessário que os clubes honrem com seus compromissos para com seus atletas, assim como com os funcionários em geral”, disse Alberto Simango.  

 

O Ministro da Juventude e Desportos recomendou a criação de  uma equipa de trabalho para se encontrar soluções para estes clubes. 

 

“Também queríamos saber sobre essa questão de clubes, parece que há clubes que não estão a pagar os seus atletas. São várias comunicações que fomos ouvindo e nós precisávamos de compreender dos gestores, nesse caso da Federação e da Liga, explicaram-nos, mas nós como governo dissemos que era importante que a Liga e a Federação se encontrassem para dar os passos subsequentes. Neste caso, a Liga e a Federação deveriam criar uma equipa que fosse às províncias onde existem equipas com algum problema, nesse caso de pagamento ou algum problema de documentação, para com as equipas e as associações ao nível de província encontrar-se soluções. Não podemos apenas aparecer e dizer que há este problema, mas nós temos que ir para lá para poder apoiar essas equipas a poderem resolver aquilo que são os problemas”, disse o Ministro Caifadine Manasse. 

 

VEM AÍ MAIS UMA REUNIÃO DE REFLEXÃO SOBRE O DESPORTO

 

Manasse prometeu ainda realizar uma reunião nacional para discutir o Moçambola 2026 e os melhores caminhos a serem seguidos pelo desporto nacional. 

 

“Nós aproveitamos para informar a Federação e a Liga que nós vamos, como governo, fazer uma reunião nacional para refletir o desporto e aí vão estar presentes as associações provinciais, clubes onde vamos refletir e vamos encontrar a melhor solução para o próximo ano”, anunciou o Ministro da Juventude e Desportos.

 

A realização deste encontro foi anunciado pelo Presidente da República, Daniel Chapo, no comunicado no qual dava a conhecer o patrocínio da empresa Cervejas de Moçambique ao Moçambola 2025 que anunciou a injeção de 65 milhões de Meticais para o pagamento de passagens aéreas para o decurso normal do Campeonato Nacional de Futebol. (LANCEMZ)

 

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!