Ao todo, foram apreendidos trinta cabeças de gado bovino e o condutor da viatura foi detido por alegadamente ter falsificado guias de transporte e não emitir nota fiscal junto às autoridades competentes. A detenção ocorreu na madrugada desta quarta feira, quando esta viatura, transportando trinta cabeças de gado bovino, seguia viagem com destino a Zimbabwe , Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM).
A PRM em Tete alega que o condutor da camioneta que transportava os animais também tentou subornar as autoridades com dez mil meticais. No entanto,o indiciado e o proprietário dos animais negam que os documentos sejam falsos e acusam a Polícia de agir de má fé e denunciam actos de corrupção nos postos de controlo.
Por outro lado, o Chefe do departamento de pescas na direcção provincial de agricultura e pescas em Tete diz que as guias apresentadas pelo transportador são verdadeiras, contrariando a versão da Polícia.
Mesmo assim, a polícia diz que o indiciado deverá responder por uso de documento falsos e tentativa de suborno às autoridades.
Fonte: O País