27.1 C
New York
Tuesday, December 30, 2025
InícioNacionalINAM alerta para ocorrência de chuvas fortes no norte do país 

INAM alerta para ocorrência de chuvas fortes no norte do país 

Resumo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) em Moçambique emitiu um alerta de chuvas fortes e muito fortes, trovoadas e vento com rajadas nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula. Em Cabo Delgado, vários distritos serão afetados, incluindo Nangade, Mocímboa da Praia e Pemba. Niassa terá chuvas nos distritos de Mecula, Marrupa e Lichinga, enquanto Nampula será afetada em distritos como Malema, Lalaua e Nampula. O INAM também prevê chuvas localizadas em Tete, Zambézia, Manica e Sofala. Recomenda-se a adoção de medidas preventivas devido a esta situação.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para ocorrência de chuvas fortes e muito fortes, acompanhadas de trovoadas e vento com rajadas nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.

Em Cabo Delgado serão afectados os distritos de  Nangade, Mocímboa da praia, Muidumbe, Ancuabe, Chiúre, Namuno, Balama, Ibo, Montepuez, Meluco, Mueda, Quissanga, Metuge, Mecufi e cidade de Pemba. Já em Niassa, as chuvas estão previstas para os distritos de  Mecula, Marrupa, Sanga, Muembe, Majune, Maúa, Cuamba, Metarica, Mecanhelas, Mandimba, Ngauma, Chimbonila, Nipepe e cidade de Lichinga. 

Finalmente em Nampula, serão afectados os distritos de Malema, Lalaua, Mecubúri, Rapale, Murrupula, Erati, Nacaroa, Muecate, Mogovolas, Meconta, Memba, Ribaué, Nacala, Mongicual, Mossuril, Liúpo, Angoche, Larde, Moma,

Monapo e cidade de Nampula. 

INAM prevê ainda que as chuvas continuarão a cair de forma localizada

nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala.

Face à situação, o INAM apela à tomada de  medidas de prevenção.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Mais de 800 militares moçambicanos capacitados pela EUMAM MOZ em 2025

0
Em 2025, a Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique capacitou pelo menos 800 militares moçambicanos através de 36 programas de formação....
- Advertisment -spot_img