27.1 C
New York
Wednesday, December 24, 2025
InícioNacionalSociedadeInaugurado laboratório de inteligência artificial e cibersegurança em Nampula

Inaugurado laboratório de inteligência artificial e cibersegurança em Nampula

Resumo

A Academia Marechal Samora Moisés Machel em Nampula inaugurou um Laboratório de Inteligência Artificial e Cibersegurança, com o objetivo de formar oficiais para a defesa da soberania nacional no espaço cibernético. O ministro da Defesa nacional, Cristóvão Chume, destacou a importância estratégica do laboratório, equipado com tecnologia de ponta, para reforçar a capacidade técnica das forças de Defesa e Segurança contra ameaças cibernéticas. A formação de oficiais com excelência para enfrentar desafios da defesa digital e proteger os interesses nacionais é agora uma prioridade, segundo Chume e o ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga. A iniciativa visa fortalecer a segurança cibernética e a inovação tecnológica nas Forças de Defesa e Segurança.

A Academia Marechal Samora Moisés Machel em Nampula passa a contar, a partir desta sexta-feira, com um Laboratório de Inteligência Artificial e Cibersegurança do país. 

A infra-estrutura foi oficialmente inaugurada pelo ministro da Defesa nacional, Cristóvão Chume, que sublinhou o papel estratégico do laboratório na formação de oficiais  para a defesa da soberania nacional no espaço cibernético.

O novo laboratório, equipado com mais de vinte computadores e tecnologia de ponta, visa reforçar a capacidade técnica das forças de Defesa e Segurança, especialmente numa era em que as ameaças cibernéticas representam um risco crescente à estabilidade nacional.

Chume assegurou  ainda que,a partir de agora, oficiais serão formados com excelência para responder aos desafios da defesa digital e proteger os interesses nacionais.

Presente na cerimónia, o ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, reforçou a importância de dominar as tecnologias de informação e comunicação como condição essencial para garantir a segurança nacional.

Com este  laboratório, prespectiva-se o  reforço da segurança cibernética e da inovação tecnológica nas FDS.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

media:entermedia_image:9d4ba8c6-24ff-4283-95e0-f23a91e19081

OMS pede uso mais inclusivo da genômica em pesquisas clínicas

0
Técnica avançada está fortemente integrada no combate ao câncer e doenças raras, mas contribui com apenas 3% dos estudos ligados a doenças transmissíveis; pesquisas concentram-se em países de alta renda e deixam lacunas em relação a crianças e idosos. 
- Advertisment -spot_img