27.1 C
New York
Saturday, January 3, 2026
InícioNacionalPolíticaIncêndio em Crans-Montana deixa entidades da ONU em Genebra em choque

Incêndio em Crans-Montana deixa entidades da ONU em Genebra em choque

Resumo

A diretora-geral do escritório da ONU em Genebra, Tatiana Valovaya, expressou pesar pelos trágicos acontecimentos em Crans-Montana, Suíça, onde um incêndio no bar Le Constellation causou cerca de 40 mortos e 115 feridos, muitos em estado grave. Uma cidadã portuguesa ficou ferida e outra está desaparecida. Algumas vítimas foram tratadas em hospitais suíços, enquanto outras foram transferidas para cidades como Milão, Lyon, Paris e Estugarda. O processo de identificação dos corpos está em curso. O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, e o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, expressaram solidariedade, juntamente com o novo alto comissário da ONU para os Refugiados, Barham Salih, e o antecessor, Filippo Grandi.

A diretora-geral do escritório da ONU em Genebra, Tatiana Valovaya, afirmou estar “profundamente abalada pelos acontecimentos trágicos” que tiveram lugar nesta quinta-feira em Crans-Montana, na Suíça.

Em rede social, a representante expressou condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida e completa recuperação a todas as pessoas feridas.

40 mortos e 115 feridos

O incêndio, de origem ainda desconhecida, ocorreu durante a noite de quinta para sexta-feira, por volta da 1h30, no bar Le Constellation, em Crans-Montana. 

Segundo agências de notícias locais, o  resultado foram cerca de 40 mortos e 115 feridos, a maioria em estado grave. Os números, ainda provisórios, poderão aumentar. 

media:entermedia_image:6817661c-6473-4645-99fe-3e41c21e9363
Parte das vítimas recebeu assistência em hospitais suíços

Entre as vítimas, uma cidadã portuguesa ficou ferida e outra encontra-se desaparecida, de acordo com informações disponíveis até ao momento. 

Condolências

Parte das vítimas recebeu assistência em hospitais suíços, enquanto outras foram transferidas para as cidades como Milão, Lyon, Paris e Estugarda para cuidados especializados. 

O processo de identificação dos corpos está em curso, mas as autoridades alertaram que esta fase poderá demorar.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, também expressou solidariedade em comunicado, afirmando estar “profundamente entristecido pelos acontecimentos trágicos ocorridos em Crans-Montana”.

Perdas humanas

Por sua vez, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse estar “chocado e entristecido pelas perdas humanas e pelos ferimentos causados pelo trágico incêndio na Suíça”.

Na mesma linha, o novo alto comissário da ONU para os Refugiados, Barham Salih, manifestou solidariedade com as vítimas e as suas famílias.

O seu antecessor, Filippo Grandi, publicou uma mensagem semelhante, afirmando que os seus pensamentos “vão para o governo e o povo suíços após a terrível tragédia que atingiu” a localidade do cantão do Valais.

O embaixador Jurg Lauber, representante permanente da Suíça junto das Nações Unidas em Genebra e também presidente do Conselho de Direitos Humanos, respondeu às mensagens dos altos funcionários da ONU agradecendo “o apoio e a solidariedade”.

Homenagem no local da tragédia

No local, várias centenas de pessoas, entre residentes e turistas, reuniram-se em frente ao estabelecimento destruído pelo fogo. Apesar do frio intenso, o momento decorreu num ambiente de grande solenidade.

Segundo relatos das agências de notícias, velas e flores foram colocadas em homenagem às vítimas, muitas delas conhecidas por pessoas presentes, seja entre os falecidos, desaparecidos ou gravemente feridos.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Hoje: Senegal e Sudão abrem oitavos-de-final CAN Marrocos-2025

0
Iniciam, hoje, os jogos dos oitavo- de-final do CAN, Marrocos-2025, com a partida entre o Senegal e o Sudão, às 18 horas. As 21h, de...
- Advertisment -spot_img