27.1 C
New York
Saturday, December 13, 2025
InícioVendasDesportoInhambane garante água potável e saneamento seguro a mais nove mil habitantes

Inhambane garante água potável e saneamento seguro a mais nove mil habitantes

Resumo

O Governador de Inhambane, Francisco Pagula, inaugurou três sistemas de abastecimento de água potável para mais de 9.700 habitantes em Govuro e Vilanculos. Pagula apelou à utilização sustentável das infraestruturas para garantir a sua durabilidade e anunciou investimentos contínuos em infraestruturas sociais básicas. Os sistemas foram danificados em 2023 pelo ciclone Freddy e foram reabilitados e ampliados pela DNAAS, financiada pelo Banco Mundial. O sistema em Luido, Govuro, beneficiará 402 habitantes, com um furo, torre, depósito elevado, tubagem e dessalinizadores. O sistema em Quequer beneficiará 4884 habitantes, com um furo, torre, depósito elevado, rede de distribuição e fontanários. O Sistema de Belane, em Vilankulos, também foi reabilitado para abastecer a população local.

O Governador da província de Inhambane, Francisco Pagula, inaugurou três sistemas de abastecimento de água potável que vão beneficiar mais de 9.700 habitantes dos distritos de Govuro e Vilanculos.

Na ocasião, Francisco Pagula apelou às comunidades beneficiárias para que “utilizem as infra-estruturas de forma sustentável, a fim de garantir a sua durabilidade”.

O governante acrescentou que o seu executivo continuará a investir na expansão de infra-estruturas sociais básicas, com vista a melhorar a qualidade de vida da população, exortando igualmente os residentes a manterem-se vigilantes para evitar o roubo de painéis solares.

Os sistemas de abastecimento ora inaugurados são os mesmos que tinham sido danificados, em 2023, pelo ciclone Freddy, que assolou a região sul do País, com particular incidência na província de Inhambane.

A Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS), através da componente de emergência do Projecto Água Segura para Vilas e Zonas Rurais, financiado pelo Banco Mundial, procedeu à reabilitação e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da localidade de Luido, no Distrito de Govuro, que vai beneficiar 402 habitantes.

O sistema dispõe de um furo com capacidade média de produção de 4,5 metros cúbicos por hora, 69 metros de profundidade, uma torre de 9 metros de altura, um depósito elevado de 10 metros cúbicos e 900 metros de tubagem de ligação aos fontanários.

O tratamento da água é assegurado por dessalinizadores de pequena dimensão, com capacidade de 1.500 litros por dia.

Destaque vai igualmente para os sistemas de Quequer que vai beneficiar 4884 habitantes. O sistema conta com um furo cuja capacidade de produção média é de 5 metros cúbicos por hora, com uma profundidade de 60 metros. Neste sistema foi reabilitada a torre de metros de altura e depósito elevado com 10 metros cúbicos de capacidade, 450 metros de rede de distribuição e inclui dois fontanários.

O Sistema de Belane, também no Distrito de Vilankulos, vai abastecer a  3.818 habitantes, conta com 5 fontanários, 650 metros de tubagem de rede de distribuição,  uma torre de 9 metros de altura e depósito  elevado com capacidade de armazenamento de 10 metros cúbicos.

A entrada em funcionamento destes sistemas de abastecimento de água permitirá melhorar significativamente a vida das comunidades de Govuro e Vilanculos, garantindo o acesso à água potável e a saneamento seguro. Com os sistemas serão beneficiadas escolas e unidades sanitárias locais.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Frelimo aprova quatro propostas de lei sem oposição

0
Com a ausência da oposição, a bancada da Frelimo aprovou na generalidade seis propostas de revisão da legislação fiscal. De acordo com os deputados,...
- Advertisment -spot_img