27.1 C
New York
Wednesday, October 1, 2025
InícioTecnologiaINTIC participa na Rede Global das Autoridades Supervisoras de Inteligência Artificial em...

INTIC participa na Rede Global das Autoridades Supervisoras de Inteligência Artificial em Paris

INTIC participa na Rede Global das Autoridades Supervisoras de Inteligência Artificial em Paris

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) participou, nos dias 29 e 30 de Setembro de 2025, na reunião da Rede Global das Autoridades Supervisoras de Inteligência Artificial (GNAIS), que decorreu na sede da UNESCO, em Paris, França.

O evento, promovido pela UNESCO, teve como objectivo reforçar a colaboração entre as autoridades reguladoras de Inteligência Artificial (IA), consolidar capacidades e alinhar políticas globais no domínio da ética e da governação desta tecnologia.

Moçambique esteve representado pelo Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Prof. Doutor Lourino Chemane, que destacou a importância da participação nacional neste fórum, sublinhando que “a presença do INTIC nesta reunião contribuirá para o alinhamento do trabalho que está a ser desenvolvido no país no âmbito da Estratégia Nacional de Transformação Digital, com apoio da UNESCO, bem como no avanço de instrumentos legais e de regulamentação no sector das TIC”.

Durante o encontro, Moçambique partilhou a sua experiência e iniciativas em curso, nomeadamente: a elaboração da Proposta de Lei de Protecção de Dados, de Segurança Cibernética e de Crimes Cibernéticos, a adesão a convenções internacionais relevantes, a preparação da Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, em parceria com a UNESCO, a criação da Comissão Nacional de Inteligência Artificial, os trabalhos do Grupo de Elaboração da Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, com enfoque multidisciplinar e multissectorial.

“Destacamos as perspectivas ou prismas de direitos humanos e de soberania sob os quais observamos os desenvolvimentos de Inteligência Artificial e que todo o esforço de desenvolvimento do Quadro de Política e do Quadro legal e regulamentar de Inteligência Artificial será guiado pelos aspectos que concorram para a Protecção dos direitos fundamentais do cidadão em ambiente digital e aos de soberania do Estado”. Acrescentou o PCA.

Foram igualmente realçados os investimentos em formação e capacitação em Segurança Cibernética e Protecção de Dados, reconhecendo a interligação destas áreas com a IA. O PCA do INTIC sublinhou ainda a relevância da Política e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que incentivam instituições de ensino superior e de investigação a estabelecer laboratórios especializados em IA, desenvolver novos cursos e rever currículos, preparando quadros nacionais para as profissões do futuro.

Ao encerrar a sua intervenção, o Prof. Doutor Lourino Chemane reforçou que os desenvolvimentos em Inteligência Artificial em Moçambique serão sempre guiados pelos princípios de protecção dos direitos humanos e da soberania do Estado, assegurando que o quadro político, legal e regulamentar responda aos desafios e oportunidades da Era Digital.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

TotalEnergies Projecta Arranque do GNL em Moçambique para 2029

0
A TotalEnergies anunciou que prevê arrancar a produção de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique em 2029, adiando assim o calendário inicialmente definido. O anúncio reforça a aposta da companhia no megaprojecto da Área 1, mas também reflecte os desafios de segurança e de financiamento que continuam a condicionar a execução do empreendimento.
- Advertisment -spot_img