INTIC participa no lançamento da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira 2025-2031

0
4

INTIC participa no lançamento da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira 2025-2031

 O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) participou, nesta quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, na cerimónia de lançamento da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF) 2025-2031, evento promovido pelo Banco de Moçambique e realizado no Montebelo Indy Village, na Cidade de Maputo.

O INTIC esteve representado pelo Presidente do Conselho de Administração, Eng.º Lourino Chemane, e pelo Director da Divisão de Segurança Cibernética e Protecção de Dados, Eugénio Jeremias.

A cerimónia teve como objectivo apresentar os mecanismos e acções prioritárias destinados a promover o conhecimento, o acesso e o uso de serviços financeiros seguros, com a participação de todos os sectores relevantes, com vista à construção de uma sociedade financeiramente informada e incluída. A nova estratégia também propõe a criação de mecanismos de monitoria, avaliação e de coordenação entre os diversos actores do sistema financeiro nacional.

Na ocasião, o Eng.º Lourino Chemane destacou o papel do INTIC no processo de digitalização financeira do país, anunciou que a instituição assinou um memorando de entendimento com a Vodacom Moçambique, para a elaboração do Regulamento do Comércio Electrónico. O regulamento visa criar um ambiente digital seguro e confiável para as transacções online, abrangendo aspectos como os requisitos formais para transacções, responsabilidades dos intermediários digitais, resolução de litígios e protecção de dados.

 “O regulamento irá acelerar a Transformação Digital em Moçambique e melhorar a competitividade do país no cenário regional e global, através do uso eficiente das tecnologias de informação e comunicação”- Acrescentou o PCA.

A Estratégia Nacional de Inclusão Financeira 2025-2031 resulta de um processo consultivo envolvendo o Governo, instituições financeiras, sectores público e privado, bem como parceiros de desenvolvimento. A estratégia reflecte o compromisso colectivo de garantir que produtos e serviços financeiros estejam acessíveis a todos os segmentos da população.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!