27.1 C
New York
Monday, September 15, 2025
InícioEconomiaItália Reforça Presença em Moçambique com 300 Milhões de Euros em Projectos...

Itália Reforça Presença em Moçambique com 300 Milhões de Euros em Projectos de Cooperação

Questões-Chave:

A Itália reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento de Moçambique ao anunciar uma carteira activa de cooperação no valor de 300 milhões de euros, destacando-se o novo investimento de 100 milhões de euros para transformar a agricultura da província de Manica em agricultura industrial.

Aposta na Transformação Agrícola em Manica

O anúncio foi feito pelo embaixador da Itália em Moçambique, Gabriele Annis, após um encontro entre uma delegação italiana de alto nível e o Presidente moçambicano, Daniel Chapo. Segundo o diplomata, dos 100 milhões de euros destinados à província de Manica, 38 milhões serão aplicados na criação de um centro agroalimentar na cidade de Chimoio, junto ao aeroporto provincial.

O objectivo é dinamizar a agricultura local, promovendo a sua transição para um modelo mais industrializado e orientado para o mercado.

Parceria Estratégica Num Momento de Reformas

A visita da delegação, liderada por Riccardo Guariglia, secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores da Itália, teve como finalidade “confirmar e relançar” a cooperação com o novo governo moçambicano, num contexto de reformas económicas, diálogo político e acções para o bem-estar social.

“Itália está junto porque reconhece o grande potencial deste país, seja como governo, seja como sistema empresarial”, afirmou Gabriele Annis.

Expansão da Cooperação Multissetorial

No encontro bilateral com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Riccardo Guariglia destacou sectores prioritários para aprofundar a colaboração: saúde, educação, segurança alimentar e digitalização. “Cada um destes sectores, se devidamente trabalhado, pode mudar para melhor a vida de milhares de pessoas”, afirmou.

Além do governo, a delegação italiana incluía representantes do sector privado, sociedade civil, agências de desenvolvimento e diferentes ministérios.

Moçambique Reconhece Consistência do Apoio Italiano

O ministro moçambicano da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, destacou a “excelência” das relações bilaterais, expressando expectativa de que a visita traga “resultados positivos” no curto e médio prazo. Sublinhou ainda que, num contexto em que vários países tendem a reduzir ou suspender assistência, a Itália se afirma como um “verdadeiro país amigo”.

Cooperação Energética: Eni e Coral Norte

A par da cooperação económica e institucional, o embaixador italiano destacou a aprovação, em Abril, do plano de desenvolvimento do projecto Coral Norte, liderado pela Eni, na Área 4 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado. A nova infra-estrutura estará ligada ao Coral Sul, onde opera uma plataforma flutuante de Gás Natural Liquefeito (FLNG).

“Estamos muito satisfeitos com a aprovação do plano de desenvolvimento do projecto Coral Norte”, referiu Annis, salientando o papel estratégico da Itália enquanto investidor no sector energético moçambicano.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

3.ª Conferência M-Pesa Fintalks Destaca Inclusão Financeira Como Pilar da Transição...

0
A 3.ª edição da Conferência M-Pesa Fintalks, realizada em Maputo a 11 de setembro de 2025, focou-se na importância da inclusão financeira digital em...
- Advertisment -spot_img