Por Alfredo Júnior
A estreia de Ivan Urubal aconteceu quatro dias depois de a União Desportiva do Songo ter emitido uma carta dirigida ao Internacional moçambicano, na qual os “hidroelectricos” ordenavam o regresso do guardião para que fosse despromovido para a equipa B do Songo.
Após a polémica que culminou afastamento do jogador dos trabalhos da equipa principal orientada por Daúde Razaque, a 5 de Junho Ivan Urubal endereçou uma carta à Direcção do clube solicitando para que fosse cessada a ligação contratual com a União Desportiva do Songo, após “ter recebido informação da sua dispensa por parte do Departamento de Futebol”.
Sucede que Ivan Urubal fez parte da lista dos convocados por Chiquinho Conde e fez uma exibição de encher o olho diante da África do Sul, na partida amigável inserida na Data-FIFA que teve lugar a 10 de Junho, em Polokwane, na Terra do Rand.
Oito dias depois dessa brilhante exibição que mereceu rasgados elogios da imprensa nacional e sul-africana, ou seja a 18 de Junho, em resposta à missiva de Ivan, o Director Desportivo da UDS, António Trigo, deu a conhecer que “a direção do clube informa que o vínculo contratual de Ivan Urubal com a União Desportiva de Songo permanece em vigor, sendo esperada a sua apresentação aos treinos da equipa B e demais atividades da equipa, conforme estipulado contratualmente”.
Mais adiante, António Trigo escreve: “quanto ao pedido de cedência para representar outro clube, este foi analisado e, neste momento, não será autorizado. O clube reitera a sua disposição em dialogar com o atleta, mas dentro dos termos estabelecidos pelo contrato e com base no. compromisso mútuo de respeito e profissionalismo”, acrescentando que “renovamos os votos de sucesso no desempenho das suas funções e aguardamos a sua apresentação imediata, em dia e hora previamente comunicados pela equipa técnica”.
Porém é o que é facto, é que Ivan Urubal não concordou com a ideia de ser despromovido para a equipa B da União Desportiva do Songo e juntou-se ao novo clube tendo sido utilizado a titular por Zainadine Mulungo e contribuído para a vitória do Ferroviário de Nacala por uma bola a zero na recepção ao Textáfrica do Chimoio.
Vale a pena frisar que Ivan Urubal foi acusado de indisciplina após ter alegadamente se recusado a entrar a substituir o guarda-redes Gâmbia do Ebrima já no período de compensação dos 90 minutos. (LANCEMZ)
Fonte: Lance