Resumo
A equipa de basquetebol feminino Lázio Maputo revelou a sua lista de jogadoras para o Campeonato Nacional de Basquetebol, com início marcado para 6 de novembro. Após terminar em quarto lugar na última edição, a equipa italiana ambiciona melhorar a sua prestação, com o treinador Cleto Chissico a destacar a preparação da equipa. O presidente Simone Santi realçou o apoio às atletas em questões educativas, oferecendo bolsas de estudo. Com a chegada de novas jogadoras como Páscoa Matola e Célia Matusse, a Lázio Maputo está confiante em alcançar a final e competir pelos primeiros lugares da Liga SASOL. A competição terá lugar no Pavilhão do Maxaquene, em Maputo.
Por Vanildo Polege
Depois de terminar na quarta posição na última edição da prova, as italianas procuram melhorar a sua classificação, facto avançado pelo treinador da equipa, Cleto Chissico.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
No campeonato ficamos em terceiro lugar, campeonato da cidade e para o nacional, queremos ver se conseguimos melhorar o terceiro lugar da época passada e é possível, depende mais de nós do que de ninguém. Dizer que a equipa está preparada, ainda estamos a nos preparar, eu acho que até lá a equipa estará bem preparada para enfrentar os seus adversários”.
Já o presidente da Lazio, Simone Santi, reforçou a importância da equipa apostar não só no Basquetebol, mas também em questões sócio-educativas.
“Nossas atletas quando chegam no escalão Júnior, ou seja, já chega no escalão de entrar na formação universitária ou técnico-profissional, entram e nós apoiamos com bolsa de estudo, mais ou menos são 30 bolsas de estudo a nível anual desde que o projecto iniciou”.
Para a 5ª edição da prova, a Lázio Maputo contará que os préstimos da Páscoa Matola, que chega proveniente do Maxaquene e da Célia Matusse também vinda do clube tricolor.
“Estamos preparadas, bastante preparadas, para chegar a final, digo mesmo confiante, estamos prontas para bater com qualquer equipa de frente”.
Por outro lado, Doris Etelvina, bem como Anita Matola, jogadoras que chegaram ao clube em 2023, sublinharam que o grupo esta pronto para atacar os lugares cimeiros da Liga SASOL.
Esperem tudo de nós, por dois anos consecutivos nós ficamos em terceiro lugar e o objectivo agora será ficar nos lugares cimeiros”, apontou Anita Matola.
Pretendemos ombrear com elas, de igual para igual, sendo que ficamos em terceiro lugar dois anos consecutivos, a ideia é prosperar e melhorar a cada ano, não será fácil mas também não será impossível, vamos com tudo e prometemos dar tudo de nós”, concluiu Dóris Matsinhe,
De recordar que a competição vai decorrer na cidade de Maputo, concretamente na catedral do basquetebol moçambicano, o Pavilhão do Maxaquene.(LANCEMZ)
Fonte: Lance






