Resumo
O avançado polaco Robert Lewandowski vai adiar decisão sobre o seu futuro até ao término das eleições presidenciais do FC Barcelona, preferindo aguardar pelo desfecho do escrutínio para perceber o novo rumo do clube catalão. Com contrato até 30 de junho, Joan Laporta, candidato à reeleição, poderá apresentar-lhe um projeto para as próximas épocas. Caso não continue no Barça, o jogador tem propostas de clubes estrangeiros e do Atlético de Madrid, AC Milan, Fenerbahçe e Chicago Fire, sendo esta última a preferida pelo jogador e sua esposa. O mercado da Arábia Saudita também é uma opção financeiramente vantajosa. A decisão final será tomada após as eleições no clube.
O avançado polaco Robert Lewandowski vai adiar qualquer decisão sobre o seu futuro até ao término das eleições presidenciais do FC Barcelona. Com contrato válido até 30 de Junho, o avançado prefere aguardar pelo desfecho do escrutínio para perceber qual será o novo rumo desportivo do clube catalão.
De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, o internacional polaco não pretende assumir qualquer compromisso antes da realização do pleito, marcado para domingo, 15 de Março, data em que os “blaugrana” poderão defrontar o Sevilla. A tomada de posse do presidente eleito deverá acontecer apenas no final do mês, altura em que se prevê uma reunião decisiva com o jogador.
Joan Laporta concorre à reeleição e, caso vença, deverá apresentar a Lewandowski o projecto para as próximas épocas. A prioridade do avançado é escutar a direcção, compreender se existe interesse numa renovação contratual e avaliar se as condições oferecidas correspondem às suas expectativas para a fase final da carreira.
Caso não continue na Catalunha, o camisola 9 terá várias alternativas em carteira. Segundo a mesma publicação, Lewandowski dispõe de cinco propostas concretas para prosseguir a carreira fora do Barça. Há abordagens provenientes do estrangeiro e também do campeonato espanhol, onde o Atlético de Madrid acompanha atentamente a situação. À semelhança do que aconteceu com David Villa e Luis Suárez, que trocaram o Camp Nou pela capital espanhola, o treinador Diego Simeone veria no polaco uma mais-valia imediata para o seu ataque.
Fora de Espanha, AC Milan e Fenerbahçe também demonstraram interesse no avançado. Contudo, de acordo com o jornal alemão Bild, a proposta que mais agrada ao jogador e ao seu círculo próximo é a do Chicago Fire, da Major League Soccer (MLS), nos Estados Unidos da América. Recentemente, Anna Lewandowska, esposa do atleta, deslocou-se àquela cidade norte-americana para tratar de assuntos pessoais e aproveitou para inteirar-se das condições oferecidas pelo clube, bem como avaliar a possível adaptação da família.
Por outro lado, o mercado da Arábia Saudita apresenta-se como a opção financeiramente mais vantajosa. Durante a disputa da Supertaça de Espanha, em Janeiro, Lewandowski foi um dos jogadores mais ovacionados pelo público saudita, onde goza de enorme popularidade. O diário espanhol AS avançou que vários emblemas locais estarão dispostos a investir somas avultadas para assegurar os seus serviços.
Para já, reina a serenidade. A decisão final só será tomada depois de conhecidos os resultados eleitorais no FC Barcelona. Até lá, o futuro do experiente avançado permanece em aberto.





