Líder da ONU pede mais diplomacia e diálogo sobre programa nuclear do Irã

0
6
Uma visão ampla do Conselho de Segurança

Os membros do Conselho de Segurança realizaram nesta sexta-feira uma consulta a portas fechadas sobre o programa nuclear do Irã.

A sessão foi solicitada pela França e pelo Reino Unido. Os dois países enviaram nesta quinta-feira, juntamente com a Alemanha, uma carta ao Conselho afirmando que o Irã está em “descumprimento significativo” de seus compromissos sob o Plano de Ação Conjunto Global, Jcpoa, sobre o programa nuclear.

Pedido de reimposição de sanções

Os três países europeus acionaram o mecanismo de “retorno” para reimpor sanções contra o país.

Separadamente, China e Rússia propuseram um projeto de resolução que estenderia por seis meses, até 18 de abril de 2026, o prazo de dez anos do Jcpoa, e da resolução 2231, ambos com vencimento previsto para 18 de outubro.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, insta os participantes do Jcpoa e o Conselho de Segurança a prosseguirem as negociações para encontrar uma solução diplomática que garanta a natureza pacífica do programa nuclear iraniano e traga benefícios econômicos ao povo iraniano.

Janela de oportunidade

Em mensagem transmitida pelo seu porta-voz, na quinta-feira, o líder da ONU afirmou que nos próximos 30 dias, “há uma janela de oportunidade para evitar qualquer nova escalada e encontrar um caminho que sirva à paz”.

O secretário-geral acolhe com satisfação quaisquer esforços nesse sentido.

Ele também ressaltou a necessidade de envidar todos os esforços para evitar um novo conflito militar e apelou à priorização do diálogo para abordar as preocupações relacionadas ao programa nuclear iraniano e à segurança regional em geral.

Fonte: ONU