Por Artur Manhique
O Campo Municipal da Beira foi o palco do segundo embate entre os dois representantes da província de Sofala na Finalíssima da Poule de Apuramento ao Moçambola 2026 pela Zona Centro.
Depois de vencer por 1-0 na primeira mão, a Liga Desportiva de Sofala voltou a derrotar o FC da Beira pelo mesmo resultado, ou seja, por 1-0, fixando o agregado final em 2-0. Ibrahimo marcou o único tento da partida e conduziu a LDS ao feito inédito.
Foram quatro anos à procura desta qualificação por parte da Liga Desportiva de Sofala que nas anteriores ocasiões viu-se derrotado na finalíssimas por representantes das províncias da Zambézia, Tete e Manica.
Um momento vivido com muita alegria pela turma presidida por Mahomed “Papu” Akkbal que elevou para dois os representantes da província de Sofala no principal Campeonato de Futebol do País.
PEMBINHA DE REGRESSO AO MOÇAMBOLA APÓS 25 ANOS
Já na região norte, a Associação Desportiva de Pemba está de regresso ao principal escalão do futebol nacional. Após perder a primeira mão por 2-1, a formação da capital de Cabo Delgado foi ao terreno do Desportivo de Pemba vencer por uma bola sem resposta, igualando a Finalíssima em 2-2.
No desempate por grandes penalidades, a Associação Desportiva de Pemba levou a melhor ao vencer por 5-3 e confirmou o regresso ao Moçambola.
A equipa orientada pelo jovem treinador Amide Tarmamade está de regresso ao principal escalão do futebol nacional volvidos 25 anos.
Por conseguinte, o Pembinha vai juntar-se ao Baía de Pemba FC como os dois representantes da província de Cabo Delgado no Moçambola, o que assegura que semana sim semana sim haverá um jogo do Campeonato Nacional de Futebol no Estádio Municipal de Pemba que passará a ser a casa das duas formações na prova. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






