No dia 27 do mês em curso, a Gala-Gala Edições vai lançar o livro “Um Umbigo Arde na Boca”, do poeta M. P. Bonde.
Trata-se de uma obra literária constituída por 60 páginas, com os cadernos “Margem” e “Porções do Tempo”.
Para Gala Gala, o que melhor define a obra em prosa poética e estrofes é a intensidade e a autenticidade.
O docente universitário Albino Macuácua, que assina o prefácio, escreve: “Este livro é a manifestação de um elevado grau de consciência sobre uma ‘poesia poética e prosaica’ […]”.
Para Macuácua, citado na nota de imprensa da Gala Gala, “Um Umbigo Arde na Boca” representa uma evocação mais do que simbólica do passado, em que o poeta critica uma tendência quase que mórbida e patogénica de se querer construir um presente e também um futuro sem se conhecerem as referências que perfazem e enformam o passado.
“Um Umbigo Arde na Boca” integra a colecção Biblioteca de Poesia Rui de Noronhada Gala-Gala Edições.
A apresentação do livro estará a cargo doProfessor e Ensaista Francisco Noa. Sérgio Miambo e Salésio Massango abrilhantarão a tarde com música e poesia, respectivamente.
Sobre o autor
M.P.Bonde nasceu em Maputo. Foi membro do Projecto Jovens e Amigos da Cultura (JOAC) e do colectivo Arrabenta Xithokozelo. Lançou a sua primeira obra literária,Ensaios Poéticos, em 2017. No mesmo ano, foi vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, com Descrição das Sombras. Publicou ainda Aroma Fóssil(2022) e o e-book pintando a mudez na pele da língua (2024). Tem textos publicados em jornais, revistas electrónicas e bloguesnacionais e estrangeiros. Em 2018, obteve o 2.º lugar no 14.º Prémio Escriba de Poesia (São Paulo).É membro da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO).
Para mais informações, por favor, não hesite em contactar-nosatravés dos seguintes meios:
Fonte: O País