Resumo
O Costa do Sol sagrou-se campeão de basquetebol sénior masculino ao vencer o Maxaquene por 55-62, garantindo o título no 'play-off' por 3-2. Milton Caifaz destacou-se com 14 pontos e 7 ressaltos. O Maxaquene começou bem, mas o Costa do Sol virou o jogo, com destaque para a remontada no último quarto, liderada por Milagre Macome e Milton Caifaz. O Costa do Sol conquistou o título num jogo emocionante, com Nilton Seifane a contribuir com 11 pontos e 4 roubos de bola. O Maxaquene, apesar do esforço de Joaquim Chuma e Shine Muteba, não conseguiu manter a vantagem, acabando por perder a final.
Por Alfredo Júnior e Symon Guebas (Fotos)
O pavilhão dos “tricolores” registou casa cheia para testemunhar o quinto jogo da final entre o Maxaquene e o Costa do Sol que vinha galvanizado depois de conseguir levar a decisão da final à negra, após vencer o jogo quatro da final. Porém, foi o Maxaquene que entrou melhor, conseguindo abrir a partida com dois pontos de vantagem, visto que 18-16 foi o resultado no final do primeiro quarto.
A partida seguiu equilibrada no segundo quarto e prova disse é que até o intervalo houve 13 alternâncias na liderança da marcha do marcador, mas com o Maxaquene a conseguir um parcial de 11-7, terminando os primeiros 20 minutos com o resultado de 29-23, seis pontos de diferença que alegravam os adeptos “tricolores” que começavam a esfregar as mãos com a possibilidade de conquistarem o título.
Depois do descanso os pupilos de Horácio Martins continuaram na mó de cima, ou seja, no controlo da marcha do marcador apesar do parcial de 15-17 registada no terceiro quarto e que era favorável ao Costa do Sol. Foi neste período em que o Maxaquene perdeu a oportunidade de poder continuar a beneficiar-se do jogo de Mauro Jino que saiu gravemente lesionada o teve que ser assistido no hospital. Depois de 30 resultado era de 44-40 favorável aos “canarinhos”.
No último quarto, o Maxaquene conseguiu passar para frente do marcador na metade dos dez minutos liderava o marcador por 52-45, porém Milagre Macome instigou a sua equipa para remontada, destacando-se Milton Caifaz que com um triplo galvanizou a sua equipa para a vitória por 55-62. Com este triunfo, o pavilhão do Maxaquene testemunhou a festa dos “canarinhos” que garantiram a conquista do título depois de verem os donos da casa a venderem cara a derrota.
Numa equipa em que valeu mais pelo seu colectivos e experiência acumulada em disputar finais, Milton Caifaz fez o sol brilhar ao anotar 14 pontos e ganhar 7 ressaltos, sendo bem coadjuvado pelo capitão Nilton Seifane com 11 pontos e 4 roubos de bola. Do lado do Maxaquene, Joaquim Chuma foi a unidade mais cintilante com 12 pontos e seguido do congolês Shine Muteba que fez 10 pontos e ganhou 7 ressaltos. (LANCEMZ)
Fonte: Lance