27.1 C
New York
Saturday, November 1, 2025
InícioInternacionalMais de 100 milhões de pessoas no mundo sob risco de minas...

Mais de 100 milhões de pessoas no mundo sob risco de minas antipessoais

Do Afeganistão a Mianmar, do Sudão à Ucrânia, Síria, Territórios Palestinos a outras partes do mundo, 100 milhões de pessoas vivem sob risco de serem feridas pela explosão de minas antipessoais.

O alerta é do secretário-geral da ONU, António Guterres, neste Dia Internacional para Conscientização e Assistência em Ação Contra Minas.

Futuros seguros e desminagem

Ele lembra que mesmo após conflitos e guerras, os explosivos permanecem no terreno ameaçando civis inocentes assim como dispositivos improvisados. Uma situação que ameaça comunidades inteiras.

Em 2025, o Dia Internacional será celebrado sob o tema: “Futuros Seguros Começam Aqui”.

Guterres lembra que todos os anos, o pessoal da ação de desminagem das Nações Unidas atua com parcerias para identificar e remover essas armas, levando educação e avaliações de ameaças além de assegurar que as pessoas possam viver, trabalhar e viajar sem perigos e riscos.

Menores correspondem a pelo menos um quinto das 1.052 vítimas civis verificadas em incidentes com minas terrestres e munições explosivasem Mianmar
© Unicef/Salim Khan

Menores correspondem a pelo menos um quinto das 1.052 vítimas civis verificadas em incidentes com minas terrestres e munições explosivasem Mianmar

Uma pessoa morta ou ferida a cada hora

Em média, uma pessoa é morta ou ferida por esses explosivos ou dispositivos a cada hora e muitas vítimas são crianças. O uso dessas armas está se expandindo, segundo a ONU, o que aterroriza civis, agentes humanitários e o próprio pessoal da ONU que trabalha em ações de desminagem.

O secretário-geral afirma que o Dia Internacional lembra do papel crítico que a ação contra minas tem para comunidades destroçadas, para a consolidação da paz e o apoio a sobreviventes.

Ele encerrou a mensagem pedindo a todos os países que ainda não ratificaram a Convenção de Proibição de Minas Antipessoais que o façam e implementem o documento inteiramente.

António Guterres também incentiva a ratificação e aplicação da Convenção sobre Munições de Fragmentação e da Convenção sobre Certas Armas Convencionais.

Ele encoraja a todos os países a seguir os compromissos globais do Pacto para o Futuro, adotado pela Assembleia Geral, de se abster do uso de armas explosivas em áreas residenciais e a apoiar todos as ações que acabem com a ameaça de explosivos.

O Dia Internacional para Conscientização e Assistência em Ação contra Minas, marcado em todo 4 de abril, foi adotado pela Assembleia Geral em dezembro de 2005.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Contribuição do desporto moçambicano no PIB ainda por aferir e para...

0
A criação da Conta Satélite do Desporto é essencial para definir a verdadeira contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) em Moçambique....
- Advertisment -spot_img