27.1 C
New York
Friday, September 19, 2025
InícioEconomiaMais de 2.350 Empresas Confirmadas na FACIM 2025, Que Apresenta Novidades no...

Mais de 2.350 Empresas Confirmadas na FACIM 2025, Que Apresenta Novidades no Campo Digital e Agroindustrial

Questões-Chave:

A 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), marcada para o período de 25 a 31 de Agosto de 2025, deverá contar com a participação de cerca de 2.350 empresas, entre nacionais e internacionais, num certame que reforça o papel da FACIM como plataforma estratégica de internacionalização da economia moçambicana.

A Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) projeta um ligeiro aumento no número de expositores em relação à edição anterior, com a presença de 30 países e pelo menos 800 empresas nacionais, um acréscimo significativo face aos 25 países participantes em 2024.

Segundo Claire Zimba, Coordenador-Adjunto da FACIM 2025, a feira deste ano trará inovações com destaque para os pavilhões temáticos de Agricultura e Pescas, bem como de Comunicações e Transformação Digital. “O Pavilhão de Comunicações e Transformação Digital reflecte os avanços tecnológicos e a transição de Moçambique rumo à inovação digital”, sublinhou.

A edição deste ano coincide com o início do novo ciclo de governação e com as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional. Por isso, o Ministério da Economia considera a FACIM uma plataforma privilegiada para projectar empresas moçambicanas e estimular debates sobre conteúdo local.

Em termos de impacto económico directo, Claire Zimba referiu que, só em 2024, foram aprovados 220 novos projectos de investimento como resultado da visibilidade e interacções proporcionadas durante a FACIM. A APIEX estima ainda que, este ano, o número de visitantes possa superar os 70 mil, depois de cerca de 59 mil terem estado presentes em 2024.

Zimba destacou também o compromisso do Governo em continuar a atrair investidores e a mobilizar fontes de financiamento sustentáveis, reconhecendo os desafios impostos pelas actuais dinâmicas económicas e ambientais.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Bastonário da OAM insta jovens advogados a serem inovadores

0
Jovens advogados em Moçambique foram desafiados a serem agentes de mudança e a investirem na inovação para fortalecer a justiça, durante a Primeira Conferência...
- Advertisment -spot_img