Mais de 300 famílias beneficiam de água potável em Savane

0
5
Mais de 300 famílias do posto administrativo de Savane, no distrito de Dondo, província de Sofala, passam a ter água potável à mercê da inauguração, no sábado, de um fontenário construído pelo Standard Bank. 

A infra-estrutura, que contém uma lavandaria comunitária equipada com quatro tanques, vai encurtar as longas distâncias antes percorridas pela população para ter acesso ao precioso líquido.

Inserida nas celebrações dos 130 anos, a construção deste sistema traduz o compromisso da instituição em contribuir para a melhoria das condições de saneamento, através da massificação do acesso à água potável no seio das comunidades, promovendo, assim, o bem-estar e a saúde pública.

Neste quadro, o Standard Bank decidiu estender a iniciativa a outros pontos do País, como forma de garantir melhores condições de vida e reforçar o seu contributo para o desenvolvimento social e sustentável, conforme explicou a presidente do Conselho de Administração, Esselina Macome.

“A vida sem acesso à água é extremamente difícil. A água é um recurso vital e, neste momento da nossa história, a sua escassez continua a desafiar o progresso das nossas comunidades. A construção desta fontenária é mais do que uma obra física. É uma resposta aos desafios do presente e um símbolo de esperança para um futuro onde o acesso à água seja um direito assegurado a todos”, sublinhou.

Com a entrada em funcionamento da fontenária, o distrito passa a contar com 19 sistemas de abastecimento de água potável, beneficiando cerca de 23.700 dos 250.766 habitantes. A taxa de cobertura situa-se em 66,39%, o que evidencia os desafios que ainda persistem nesta componente.

Na ocasião, o administrador de Dondo, Adamo Ossumane, destacou os benefícios da infra-estrutura, que, para além de encurtar as distâncias percorridas pela população, vai contribuir para a melhoria da higiene individual e colectiva, diminuir os riscos de contaminação por doenças diarreicas e combater a má nutrição nas comunidades beneficiárias.

“Com esta inauguração e consequente entrega à comunidade, fica provado mais uma vez que o desenvolvimento do País não está apenas adstrito ao Governo. Cada actor deve fazer a sua parte, à semelhança do Standard Bank, que construiu o sistema de abastecimento de água numa região que tanto necessitava deste precioso líquido”, frisou o administrador, apelando ao uso sustentável e à preservação da infra-estrutura.

Por seu turno, o secretário do bairro Savane-Sede, Aurélio Carlos, enalteceu a iniciativa do Standard Bank, que vai permitir que a população tenha acesso a água de qualidade para consumo, contribuindo, assim, para a redução da incidência de doenças como diarreias e cólera.

“Este sistema veio resolver o problema da falta de água da comunidade, que anteriormente percorria entre um e dois quilómetros para encontrar um furo. Vai beneficiar mais de 120 famílias só no nosso bairro, bem como a população das proximidades”, disse.

 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!