27.1 C
New York
Tuesday, December 30, 2025
InícioEconomiaMais de 800 militares moçambicanos capacitados pela EUMAM MOZ em 2025

Mais de 800 militares moçambicanos capacitados pela EUMAM MOZ em 2025

Resumo

Em 2025, a Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique capacitou pelo menos 800 militares moçambicanos através de 36 programas de formação. As áreas abrangidas incluíram Comando e Controlo, Logística, Training of Trainers, Manutenção e Transportes, Liderança, Pedagogia Militar, CIMIC, Comunicação Estratégica e Assessoria Institucional. Foram lançados programas para garantir a sustentabilidade logística dos meios disponibilizados pelo EPF. A missão visa ajudar as Forças Armadas de Moçambique a desenvolver capacidades para implementar e sustentar o ciclo operacional das Forças de Reação Rápida, contribuindo para a estabilidade e desenvolvimento de Cabo Delgado, com respeito pelos Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário. Atualmente comandada pelo Comodoro César Pires Correia, a EUMAM MOZ conta com 83 militares de 12 nacionalidades e tem mandato até junho de 2026.

Pelo menos 800 militares moçambicanos foram capacitados em 2025 pela  Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ).  Segundo comunicado enviado ao “O País”, durante o ano, foram implementados 36 programas de capacitação. 

 As actividades incluíram programas em áreas como Comando e Controlo, Logística, Training of Trainers para os instrutores das Forças de Reação Rápida, Manutenção e Transportes, Liderança, Pedagogia Militar, Cooperação Civil-Militar (CIMIC), Comunicação Estratégica e Assessoria Institucional ao Estado-Maior-General das FADM.

 “Durante o ano de 2025, foram ainda lançados programas essenciais para garantir a sustentabilidade logística dos meios disponibilizados no âmbito do European Peace Facility (EPF)”, lê-se no comunicado.

 A EUMAM MOZ é uma missão não executiva que tem como objetivo assistir as FADM a desenvolver capacidades para assegurar que estas implementam e sustentam o ciclo de emprego operacional das Forças de Reação Rápida, contribuindo assim para a estabilidade e o desenvolvimento da província de Cabo Delgado, com respeito pelos Direitos Humanos e pelo Direito Internacional Humanitário.

 A Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique é actualmente comandada pelo Comodoro, da Marinha Portuguesa, César Pires Correia, e conta com 83 militares de 12 nacionalidades. O mandato da EUMAM MOZ decorre até Junho de 2026.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

INAM alerta para ocorrência de chuvas fortes no norte do país 

0
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) em Moçambique emitiu um alerta de chuvas fortes e muito fortes, trovoadas e vento com rajadas nas províncias de...
- Advertisment -spot_img