Resumo
Moçambique terminou a sua participação no Campeonato Africano das Nações - CAN-2025 com uma derrota por 4-0 frente à Nigéria. Após alcançarem os oitavos-de-final pela primeira vez, a equipa não conseguiu resistir ao poderio das Super Águias. O jogo foi marcado pelo domínio nigeriano, com golos de Admola Lukman e Victor Osimhen, levando a Nigéria a uma vitória confortável. Moçambique teve dificuldades em construir jogadas ofensivas e sofreu mais dois golos na segunda parte, com Osimhen a marcar novamente. O selecionador moçambicano fez alterações táticas, mas não foi suficiente para evitar a derrota. Com este resultado, Moçambique despede-se da competição com orgulho pela sua prestação histórica.
Terminou com goleada (4-0) sofrida ante a poderosa e candidata Nigéria a odisseia de Moçambique no Campeonato Africano das Nações - CAN-2025. Depois de conseguirem um feito histórico que foi a presença nos oitavos-de-final pela primeira vez,?os pupilos de Chiquinho Conde não conseguiram resistir ao poderio das Super Águias que não tiveram dó nem piedade da Mambas que, quiçá, afectados pela frio e chuviscos que caíram no Estádio de Fès ao longo do jogo.
Por Alfredo Júnior, em Fès
Para o jogo desta segunda-feira, 5 de Janeiro, o SELECCIONADOR Nacional escalou um 11 marcadamente ofensivo destacando-se a presença de jogadores como Dominguez e Faisal Bangal na perspectiva de dar outra dinâmica à equipa.
Os Mambas conseguiram aguentar-se até ao minuto 20 quando a Nigéria alcançou o que tanto procurava na partida: o golo. Numa jogada bem gizada com Admola Lukman a aparecer a concluir inaugurando o activo Iara o gáudio dos adeptos nigerianos presentes.
Daí para frente o jogo ficou mais fácil para as Super Águias que viram as duas estrelas brilharem no segundo golo, com Lookman a trabalhar para Victor Osimhen aparecer a concluir, fazendo o 2-0. E o jogo começou a ficar fácil para a Nigéria e complicado para Moçambique que não conseguia construir jogadas ofensivas.
E foi com essa vantagem de dois golos que as duas selecções recolheram ao intervalo.
Na segunda parte, Conde fez duas alterações no seu xadrez: fez descansar duas unidades que estavam em Sub-rendimento, nomeadamente Diogo Calila (que demonstrou não estar totalmente recuperado da lesão) e Dominguez Pelembe (que esteve aquém das expectativas) colocando em campo para os seus lugares os jogadores Infren Matola e Manuel Kambala.
Dois minutos depois da retina do jogo, a Nigéria voltou a marcar por intermédio do suspeito de costume: Victor Osimhen que não perdoou as faculdades da defensiva moçambicana, com Ernan Siluane a ser incapaz de evitar o pior para as suas redes.
Daí para frente a turma moçambicana continuou a demonstrar dificuldades para enfrentar a turma nigeriana, denunciando diferenças na qualidade técnica que fizeram não conseguisse no mínimo tirar um remate direcionado à baliza de Stanley que não foi obrigado a tanto.
E aos 75 minutos as Super Águias agravaram a situação de Moçambique ao alcançar o quarto golo, com Adams a sentenciar a goleada em. 4-0, selando a vitória para a equipa nigeriana que segue em frente na competição, concretamente para os quartos-de-final do CAN, assumindo o estatuto de candidata ao título. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






