27.1 C
New York
Saturday, January 31, 2026
InícioDesportoMAMBAS SOBEM NO RANKING DA FIFA APÓS CAMPANHA HISTÓRICA NO CAN 2025;...

MAMBAS SOBEM NO RANKING DA FIFA APÓS CAMPANHA HISTÓRICA NO CAN 2025; SENEGAL ENTRA NO TOP-12 MUNDIAL

Por: Gentil Abel

 

A Selecção Nacional de Futebol de Moçambique registou uma subida no ranking mundial da FIFA, divulgado a 19 de Janeiro de 2026, na primeira actualização oficial após o Campeonato Africano das Nações (CAN) Marrocos 2025. Os Mambas passaram da 102.ª para a 101.ª posição, somando agora 1.224,31 pontos.

A melhoria reflecte directamente a participação histórica de Moçambique no CAN 2025. Pela primeira vez, a selecção nacional conquistou uma vitória numa fase final da competição, ao derrotar o Gabão por 3-2, resultado que também garantiu a inédita qualificação para os oitavos-de-final. Nessa fase, os Mambas acabaram eliminados pela Nigéria, após uma derrota por 4-0.

Com esta actualização, Moçambique ocupa a 12.ª posição no ranking africano. Entre os países africanos de língua portuguesa, Cabo Verde continua a ser o melhor classificado a nível mundial, mantendo-se no 67.º lugar, com 1.370,49 pontos, apesar de não ter participado no CAN 2025. Angola surge na 89.ª posição do ranking global.

A edição do CAN 2025, disputada em Marrocos e concluída no último domingo, teve impacto significativo na hierarquia mundial da FIFA. O Senegal sagrou-se campeão africano ao vencer a selecção anfitriã por 1-0 após prolongamento, com golo de Pape Gueye. Este triunfo permitiu aos senegaleses subir sete posições, alcançando o 12.º lugar mundial.

Apesar da derrota na final, Marrocos alcançou a melhor classificação da sua história, subindo três posições para ocupar o oitavo lugar e integrar, pela primeira vez, o top 10 mundial. Outras selecções africanas também beneficiaram do seu desempenho no CAN, entre as quais a Nigéria (26.ª), Argélia (28.ª), Egipto (31.ª), Costa do Marfim (37.ª) e Camarões (45.ª).

No topo do ranking mundial, mantém-se o domínio das seleções europeias e sul-americanas. A Espanha lidera com 1.877,18 pontos, seguida de perto pela Argentina (1.873,33) e pela França (1.870). Inglaterra e Brasil fecham o top 5, sendo que Brasil e Portugal estão separados por apenas 0,08 ponto, evidenciando o equilíbrio entre as duas secções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Crédito Fraco, Escassez de Divisas e Economia a Duas Velocidades Definem...

0
Em entrevista ao Tema de Fundo do Semanário Económico, conduzida por João Carlos, o Economista-Chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá, descreve um ambiente empresarial pressionado por restrições financeiras persistentes, desequilíbrios cambiais e um crescimento que continua concentrado fora da economia doméstica.
- Advertisment -spot_img