27.1 C
New York
Monday, October 27, 2025
InícioDesportoMaria de Lurdes Mutola defende o aumento do número de competições de...

Maria de Lurdes Mutola defende o aumento do número de competições de atletismo no país

Resumo

A antiga campeã mundial e olímpica moçambicana, Maria de Lurdes Mutola, defendeu o aumento do número de competições de estrada para motivar os jovens na prática do atletismo, durante a 15.ª edição da Corrida MillenniumBIM em Maputo. O sul-africano Prince Ndhlovu venceu a categoria masculina, enquanto Sara Adolfo e Mário Bernardo destacaram-se noutras categorias. O evento, que homenageou Maria de Lurdes Mutola, campeã olímpica dos 800 metros em Sydney 2000, realçou a importância de mais competições para o desenvolvimento do atletismo em Moçambique e para inspirar novas gerações.

A antiga campeã mundial e olímpica moçambicana, Maria de Lurdes Mutola, consierou ser pertinenente o aumento do número de competiçoes de estrada e não só para motivar os jovens para a prática da modalidade de atletismo. Mutola falava à margem da légua que envolveu entre atletas federados e populares, de várias nacionalidades, que juntaram-se, neste domingo, 26 de Outubro, nas avenidas da cidade de Maputo, para fazer parte da 15.ª edição da Corrida MillenniumBIM, promovida em prol da saúde, bem-estar e espírito competitivo.

Por Artur Manhique

A légua, que contou com a participação de veteranos, portadores de deficiência em triciclo, cadeirantes e populares nas mais diversas categorias, viu o sul-africano Prince Ndhlovu cruzar os 15km em primeiro lugar, sagrando-se vencedor na categoria masculina.

“A corrida foi boa até eu chegar à segunda metade. A segunda metade foi difícil devido ao vento”, disse o atleta proveniente da vizinha África do Sul.

Já em femininos, Sara Adolfo levantou o troféu de campeã ao terminar a sua participação na primeira posição, enquanto Mário Bernardo levou a melhor na categoria dos triciclos.

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

“Acabo de sair de uma lesão que aconteceu na primeira semana de Junho. Na última semana de Setembro é que me recuperei. Tive de treinar para vir tentar de novo”, disse Sara Adolfo.

“A corrida foi boa. O importante é fazer a meditação, o treino, preparar o corpo. Não é para aparecer só no dia da corrida; tem que se preparar antes”, aconselhou Mário Bernardo.

Além de promover a saúde e o bem-estar, o evento também serviu para homenagear as conquistas da menina de ouro, Maria de Lurdes Mutola, campeã olímpica dos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 — a primeira e única medalha de ouro olímpica da história de Moçambique.

“Eu acho que é muito importante. O nosso país está a precisar e os nossos atletas também precisam de mais competições. Esta é mais uma prova de estrada que vai motivar os nossos jovens. Para além desta, acho que devem existir mais competições de estrada ainda este ano, pois são muito importantes para o desenvolvimento do próprio atletismo no país”, afirmou a lenda do atletismo.

O evento reafirma a importância de promover mais competições nacionais para inspirar novas gerações. (LANCEMZ)

 

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chefe do Estado mantém conversações com vice-presidente dos EUA

0
O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, está em Washington para reuniões com altos dirigentes norte-americanos, incluindo o sub-secretário de Guerra e...
- Advertisment -spot_img