Resumo
O jogador de basquetebol do Maxaquene, Mauro Gino, está em recuperação após uma cirurgia devido a uma grave lesão sofrida num jogo. Gino descreveu o momento do acidente e a importância do apoio familiar e da comunidade desportiva durante este período difícil. Destacou o papel do irmão e a solidariedade de vários setores do desporto nacional, incluindo atletas, dirigentes e árbitros, que o têm apoiado. A cirurgia foi feita no osso fibular para reconstruir a lesão. Gino realçou a importância do apoio recebido para enfrentar as etapas da recuperação, agradecendo a todos os que têm estado ao seu lado neste processo.
Por Vanildo Polege
“Eu só me apercebi que a lesão era mesmo grave quando olhei para o meu pé, no momento do impacto não senti nada, olhei lá para ver o que estava se passar com o pé. Quando reparei, foi aí que o pânico tomou conta de mim e as dores começaram a vir, mas, no início, eu pensei que fosse um toque de leve, mas depois daquilo, foi mesmo aquela situação toda. Fomos ao hospital, fizemos o raio x e o médico, graças a Deus, disse que o nosso massagista, o doutor Hamilton, tomou uma medida cautelosa no momento que foi recolocar o tornozelo no lugar no mesmo instante, caso não, teria sido um pouco mais grave do que foi. Fui submetido a uma cirurgia”, referiu Gino.
Apesar de reconhecer que o momento tem sido difícil, Gino, destacou a importância do apoio que tem recebido para enfrentar a fase de recuperação.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
“A operação foi feita mesmo neste osso fibular para voltar a reconstruir e colocar de novo de volta ao lugar. Não tem sido fácil, mas como eu disse, com o apoio de todos, é muito mais seguro, muito mais confortável encarar essas etapas todas”, contou o jogador do Maxaquene.
IMPORTÂNCIA DO APOIO FAMILIAR
Segundo explicou o atleta do Maxaquene, o facto de estar rodeado por elementos praticantes do Desporto na família ajudou muito a lidar com a situação, destacando o papel do irmão que esteve sempre do seu lado em todos momentos.
“Foi um pouco assustador para eles e inclusive para o meu irmão mais novo que está fora. Mas para quem me conhece ou para quem nos conhece, sabe que não sou o único na minha casa que pratica desporto, e meus pais, nesse caso, já estão minimamente preparados para esse tipo de situação. Apesar de ter sido grave, eles souberam lidar com isso. Tive o apoio do meu irmão mais velho, que não posso deixar aqui de mencioná-lo, esteve em todos os momentos, abdicou das suas actividades para estar lá comigo, e por ter essa particularidade, foi um bocadinho mais fácil para ele lidar com a família, lidar com essa situação toda”, disse Mauro Gino.
Além da família, o jogador tricolor viu-se envolvido numa corrente de apoio movido por atletas, dirigentes, árbitros, amantes do basquetebol e do desporto nacional no geral.
“Não esperava o apoio que tive, foi uma corrente enorme de pessoas que eu não conhecia, de diferentes modalidades. Estamos a falar de futsal, de futebol 11, estamos a falar de pessoas de natação, antigos jogadores de basquetebol, alguns dirigentes, inclusive os árbitros que estiveram preocupados com aquilo que aconteceu. Tive apoio financeiro, apoio emocional, estiveram sempre lá comigo. Durante o tempo que estive internado, tive visitas constantes, visitas agradáveis. Recebi o apoio de todos e quero aqui deixar o meu agradecimento por isso”, referiu o nosso interlocutor.
STÉLIO VISITOU A GINO
Stélio Rodrigues, jogador do Costa do Sol que esteve envolvido no lance naquela fatídica noite, foi um dos que se fez ao hospital para se inteirar do estado de saúde do jogador.
“O Stélio esteve lá presente, recebi apoio dos colegas dele, o capitão do Nilton Seifane, o Danilo, o Daniel e os demais, preocuparam-se comigo, mandaram uma mensagem de apoio e recebi, em todo caso recebi o apoio da parte deles e está tudo ok”, disse Mauro Gino.
Por fim, o basquetebolista deixou uma mensagem a todos que o apoiaram e garantiu que em breve, estará de volta para fazer o que mais gosta, que é jogar basquetebol.
“Eu acho que se não fosse pelo apoio de todos, essa situação teria sido um pouco mais difícil, com tudo, acabei fazendo novas amizades com esta onda de ajuda, de mandar mensagem a pessoas que procuraram o meu contacto para saber como eu estou, como é que tem sido o processo de recuperação, e acabamos criando uma amizade. A amizade ainda está a florescer, mas são pessoas muito boas e só tenho que agradecer, como dizem alguns males que vêm para bem, agradecer o apoio de todos e para os admiradores. Dizer que prometo esforçar-me bastante para melhorar para que em breve possa estar de volta as quadras”, comentou o basquetebolista.
Mauro Gino será o grande ausente da Liga Moçambicana de Basquetebol – Liga Mozal 2025 que vai ter lugar em Novembro deste ano na capital do país. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






