Resumo
Mauro Jamal é o novo treinador da equipa sénior masculina de futebol do Clube de Desportos da Maxaquene, com contrato de duas épocas. Ele sucede a Lalas e tem como objetivo manter a equipa no principal escalão do futebol nacional. Jamal chega do Desportivo da Matola, onde terminou em último lugar no Moçambola-2025. Antes, treinou o Desportivo de Maputo e a União Desportiva do Zimpeto. No Maxaquene, será coadjuvado por Zito Maheu, conhecido na II Divisão. A direção do clube definiu como prioridades a manutenção no Moçambola-2026 e a luta pelos primeiros lugares, com o objetivo de disputar o título nacional.
Jamal sucede ao “mister” Lalas, treinador que orientou os “maxacas” nas últimas duas épocas e foi responsável pelo regresso da equipa ao Moçambola, após seis anos de ausência.
O novo timoneiro dos “tricolores” chega ao Maxaquene depois de ter passado, recentemente, pelo Desportivo da Matola, formação que terminou na última posição do Moçambola-2025, com sete pontos, resultantes de uma vitória, quatro empates e 16 derrotas, em 21 jogos disputados. Refira-se que Jamal assumiu o comando técnico do conjunto matolense já com a segunda volta do campeonato.
Antes dessa experiência, o técnico orientou, nos últimos dois anos, as equipas principais do Desportivo de Maputo e da União Desportiva do Zimpeto, ambos clubes que militam na II Divisão, ao nível da cidade de Maputo.
No Maxaquene, Mauro Jamal será coadjuvado por Zito Maheu, outro nome bem conhecido do futebol da II Divisão na região Sul do país. Maheu foi o responsável por conduzir, em 2024, as Águias Especiais de Gaza à “Poule” de Apuramento da Zona Sul para o Moçambola-2025, tendo ainda conquistado o campeonato provincial da II Divisão e a Taça de Moçambique. O mesmo feito foi repetido na presente época ao serviço do Bila Shopping da Massinga, clube da província de Inhambane.
A direcção “tricolor” definiu como objectivos prioritários a manutenção no Moçambola-2026, bem como a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa, sem, contudo, abdicar da ambição de disputar o título nacional.
Fonte: Jornaldesafio






