Resumo
O Maxaquene lidera o "play-off" da cidade de Maputo Jogabets PRO ao vencer o Costa do Sol por 59-69, ficando a uma vitória de se sagrar campeão. O próximo jogo decisivo será no sábado, às 18:30, na catedral do basquetebol nacional. O Maxaquene dominou tanto defensiva como ofensivamente, vencendo com destaque de Belton Júlio e Juvêncio Sidumo. O Costa do Sol tentou reagir, com Danilo Cumbe em destaque, mas não foi suficiente. O próximo jogo determinará o campeão, com o Maxaquene a tentar conquistar o título que escapa há 13 anos.
Por Redacção LanceMZ
Depois de perder o jogo 2 da final por 67-52 a equipa do Costa do Sol entrou melhor chegando a um parcial de 7-4 nos primeiros cinco minutos, mas a turma “tricolor” reagiu de imediato conseguindo terminar o primeiro quarto em vantagem de seis pontos, com o marcador a assinalar 13-19.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
O domínio debaixo da tabela defensiva, assim como ofensiva continuou a ser dos pupilos de Horácio Martins, enquanto que Milagre Macome rodava o seu banco a procura de uma resposta para o acerto no tiro exterior para a equipa da casa que saiu ao intervalo a vencer por dez pontos de diferença, com 26-36 no marcador.
Depois do intervalo o Costa do Sol entrou melhor com Danilo Cumbe a acertar na meia-distância, levando a que a equipa “canarinha” conseguisse um parcial de 22-15, porém o Maxaquene continuava na liderança da marcha do marcador que assinalava 48-51, ao cabo de 30 minutos de jogo.
No derradeiro quarto, o Maxaquene voltou a estar na mó de cima com Belton Júlio a impor-se debaixo da tabela arrancando faltas aos adversários, Ronaldo Geneto a pautar o jogo de forma a criar espaço para o tiro exterior de Juvêncio Sidumo que foi o cestinha do jogo foi 16 pontos e 5 ressaltos que ajudaram os “tricolores” a vencerem por 59-69.
Para chegar à vitória o Maxaquene valeu-se pelo seu conjunto com Belton Júlio a contribuir com 13 pontos e cinco ressaltos e Joaquim Chune a anotar 12 pontos e 3 assistências. Do lado do Costa do Sol, com 15 pontos, 4 ressaltos é igual número de roubos de bola, Danilo Cumbe foi a melhor unidade em campo.
As duas equipas voltam a bater-se neste sábado, 20 de Setembro, sendo que uma vitória do Maxaquene devolve o título aos “tricolores” que foge há 13 anos e caso o Costa do Sol vença a decisão ficará adiada para este domingo, na catedral da bola-ao-cesto nacional. (LANCEMZ)
Fonte: Lance