Resumo
No Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino, Liga Mozal 2025, o Maxaquene venceu o Ferroviário de Nampula por 70-85, enquanto o Ferroviário da Beira derrotou o Costa do Sol por 91-81. O Maxaquene confirmou o favoritismo ao vencer o primeiro quarto por 22-12, mas o Ferroviário de Nampula reagiu no segundo quarto. No entanto, os tricolores recuperaram e terminaram a primeira parte a vencer por 32-47. O Ferroviário de Nampula lutou na segunda parte, mas o Maxaquene manteve a vantagem. O Ferroviário da Beira e o Costa do Sol protagonizaram um jogo intenso na sexta jornada. António Jr foi o destaque, com 10 pontos, 20 ressaltos e 1 assistência, enquanto Marcos Nkululeko foi o melhor marcador com 18 pontos, 14 ressaltos e 1 assistência.
Por Vanildo Polege e Julião Tsowo (Fotos)
O Maxaquene entrou para o jogo diante do Ferroviário de Nampula agressivo e confirmando o seu favoritismo na partida, tendo vencido o primeiro quarto por 22-12. No segundo quarto os axinenes entraram mais lúcidos e conseguiram fazer frente ao Maxaquene chegando a estar na frente do marcador, mas os tricolores reegueram-se e voltaram a sair em vantagem por 20-25, chegando ao fim da primeira parte vencendo por 32-47.
NO NOSSO YOUTUBE
Na segunda parte, isto é, no terceiro quarto, assistiu-se a um Ferroviário de Nampula totalmente diferente que corria atrás do resultado mas a finalização era o maior empecilho para a turma axinene que mesmo assim conseguiu anotar 19 pontos contra 21 do Maxaquene. Na última etapa da contenda isto no quarto e último quarto, o comandados de Euditério Matimbe foram superiores aos tricolores e venceram por 19-17 mas os números foram insuficientes para impedir a vitória da formação de Alberto Bumba que venceu por 70-85 e os axinenes estão fora da próxima edição da prova somando 6 jogos e seis derrotas.
António Jr, foi o melhor jogador da contenda, com 32% de eficiência, depois de anotar 10 pontos, 20 ressaltos e 1 assistência. Já o cestinha do jogo foi Marcos Nkululeko da turma dos axinenes que anotou 18 pontos, 14 ressaltos e 1 assistência.
FERROVIÁRIO DA BEIRA E COSTA DO SOL PROTAGONIZAM O ESPETÁCULO DA 6ª JORNADA
Já naquela que foi a partida de cartaz da 6ª jornada da Liga Mozal 2025, o campeão nacional em título e vice-campeão, protagonizaram um jogo impróprio cardíacos e um verdadeiro espetáculo na quadra.
No primeiro quarto a turma de Milagre Macome entrou apática e meio perdida em campo, com o campeão nacional a mostrar serviço com rajada de triplos, vencendo por 29-15. No segundo quarto, o Costa do Sol entrou transfigurado e surpreendeu os locomotivas de Chiveve que entraram menos agressivos e os canarinhas deram início a uma tônica no espetáculo de basquetebol vencendo por 21-27 e ao fim da primeira parte a turma da Nilton Manheira vencia por 50-42.
Na reentrada para segunda parte da contenda, reinava o equilíbrio entre as duas formações que com o espetáculo que proporcionavam levaram o público ao delírio, o terceiro quarto terminou a favor dos locomotivas por 22-17.
No derradeiro e último quarto do jogo, o Ferroviário da Beira e o Costa do Sol, colocaram o pavilhão da A Politécnica em chamas, um jogo digno de uma final, mas melhor se apresentou o Costa do Sol que entrou mais esclarecido vencendo por 19-22, resultado que não alterou o rumo da partida que indicava vitória do campeão por 91-81.
Joshua Thomas, base dos locomotivas de Chiveve que esteve ao mais alto nível, anotou 30 pontos, 5 assistências e 5 ressaltos, apontando ainda 4 bloqueios, sendo o jogador mais eficiente da partida nas suas abordagens do jogo. Já na turma do Costa do Sol, o capitão Nilton Seifane, foi a melhor unidade com 24 de eficiência, anotando 17 pontos, 5 ressaltos e 7 assistências.
O campeonato regista uma pausa está sexta-feira e regressa sábado, 6 de Dezembro para sétima última jornada da fase regular, sendo que depois segue-se a final Four com os meia-finalistas a disputar o acesso à final, todos jogos com transmissão no Lance Mz.(LANCEMZ)
Fonte: Lance






