MBC TV repudia ataque a jornalistas

0
5
A MBC TV repudia a agressão dos seus colaboradores que teria ocorrido em exercício das suas funções. O ataque foi cometido por agentes de uma empresa de segurança privada, nas imediações do Aeroporto Internacional de Maputo.
Trata-se do jornalista, Rui Dgedge e o operador de câmara, Leonel Oliveira, que na tarde de domingo encontravam-se em plena gravação de uma reportagem nas imediações da empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), sobre a chegada da nova aeronave adquirida, recentemente, pela companhia.
Através de uma nota a MBC TV destaca que apesar de todas as tentativas de explicar que a equipa, devidamente identificada, estava a fazer o seu trabalho a coberto da Lei de Imprensa, os profissionais foram atacados “brutalmente por três seguranças da Executive Protection”, a empresa que faz a segurança das instalações da LAM.
“Como se a agressão não fosse suficientemente grave, para lá de inadmissível, os seguranças apossaram-se dos equipamentos de trabalho da equipa da MBC TV, designadamente, a câmara de filmar, tripé, microfone e cabos, parte do qual ficou danificado no momento em que o mesmo foi retirado à força, à equipa”, lê-se no documento.
“Houve, também, uma tentativa mal sucedida de se arrancar os telemóveis dos repórteres, acção alvo de protestos de mirones e transeuntes. Fruto de uma chamada telefónica efectuada pelo jornalista Rui Dgedge, para um membro da direcção da LAM, o equipamento foi devolvido”, refere a nota, acrescentando que “actos de violência praticados contra jornalistas são uma ameaça à liberdade de expressão, um ataque vil ao Estado de Direito”.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!