Narciso Nhacila, enviado especial a Portugal
O médico da Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina, Ernesto Simbine, desvalorizou o intenso calor que faz por estes dias em Portugal.
Segundo o médico, o mesmo não vai afectar negativamente a equipa, desde que se tomem cuidados especiais como, por exemplo, a permanente hidratação.
À hora do treino, cerca de 19:00 horas locais (20:00 horas em Moçambique), os termómetros apontavam para 35 graus centígrados em Anadia. Durante a tarde, as mesmas chegam a atingir 38 graus centígrados.
De acordo com Ernesto Simbine, diferentemente de Maputo, onde a equipa treinou de 9 de Junho a 5 de Julho corrente, que neste momento faz frio, as actuais temperaturas altas em Portugal são similares àquelas que serão enfrentadas em Abidjan, Costa do Marfim, palco da competição.
“As temperaturas altas que estamos a encontrar aqui são as mesmas que vamos enfrentar na Costa do Marfim. Ou seja, em princípio, estamos a trabalhar num ambiente próximo daquele que vamos ter no local da competição. Considero isso importante”, admitiu o médico das “Guerreiras do Índico”.
Fonte: Jornaldesafio