27.1 C
New York
Friday, February 6, 2026
InícioEconomiaMF Avalia Carteira de Projetos Financiados pelo FIDA

MF Avalia Carteira de Projetos Financiados pelo FIDA

Resumo

O Ministério das Finanças de Moçambique realizou um retiro de avaliação do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) na Ponta de Ouro, com representantes do Governo, parceiros de desenvolvimento e gestores de projetos. O encontro focou-se na implementação de projetos como PROCAVA, PRODAP e PROPEIXE, com destaque para a resposta às recentes cheias nas regiões centro e sul do país. A avaliação incidiu na transparência, eficiência e impacto dos projetos, num contexto de urgência devido aos eventos climáticos extremos. O FIDA tem mais de 300 milhões de dólares alocados a Moçambique, principalmente em forma de donativos, e está a preparar um novo projeto de investimento para 2027, com ênfase no empreendedorismo e na juventude.

O Ministério das Finanças, realiza nos dias 5 e 6 de Fevereiro, na Ponta de Ouro, Província de Maputo, um retiro de avaliação de Desempenho do Portefólio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola em Moçambique (FIDA). O encontro que junta representantes do Governo, parceiros de desenvolvimento e gestores de projetos no país.

A reunião decorre num momento marcado por inundações e cheias nas regiões centro e sul do país, onde as autoridades governamentais solicitaram a urgência de execução de projectos para responder às necessidades reais das populações rurais afetadas por eventos climáticos extremos.A representante do Ministério das Finanças, Ruth Cangela, Directora Nacional Adjunta da Divida Pública, no seu discurso de abertura, manifestou apreço do Governo pelo apoio contínuo do FIDA no apoio ao desenvolvimento rural em Moçambique.

A carteira do FIDA em Moçambique inclui projetos como PROCAVA, PRODAP, PROPEIXE e iniciativas de inclusão financeira rural. Os gestores foram chamados a apresentar informação factual, transparente e verificável sobre o estado de implementação, resultados alcançados e desafios operacionais.

Reafirmou o compromisso do Estado em honrar pontualmente as suas obrigações financeiras, em alinhamento com os resultados efetivamente alcançados. Num contexto em que mais de 720 famílias foram afetadas pelas recentes cheias, apelou ainda à solidariedade dos participantes, incentivando o apoio às vítimas por meio dos mecanismos oficiais existentes.

A avaliação incidiu sobre projectos nas áreas da agricultura, pesca, inclusão financeira e resiliência climática. A carteira em análise está avaliada em cerca de 375,7 milhões de dólares norte-americanos e representa um compromisso financeiro relevante para o desenvolvimento rural do país.

O Ministério das Finanças destacou que a avaliação deve ser independente, objectiva e baseada em evidências. O foco está na execução física e financeira, no cumprimento de metas, na eficiência do uso dos recursos e no impacto direto junto das comunidades beneficiárias.

O encontro decorre num contexto marcado por cheias recentes nas regiões centro e sul do país. As autoridades sublinharam a urgência de projectos bem executados, capazes de responder às necessidades reais das populações rurais afetadas por eventos climáticos extremos. Foi observado um minuto de silêncio em memória das vítimas.

No seu discurso de abertura, Ruth Cangela Directora Nacional Adjunta da Direcção Nacional da Divida Publica, manifestou o apreço do Governo pelo apoio contínuo do FIDA ao desenvolvimento rural em Moçambique. Reafirmou o compromisso do Estado em honrar pontualmente as suas obrigações financeiras, em alinhamento com os resultados efetivamente alcançados. Num contexto em que mais de 720 famílias foram afetadas pelas recentes cheias, apelou ainda à solidariedade dos participantes, incentivando o apoio às vítimas por meio dos mecanismos oficiais existentes.

Durante a reunião, foi reconhecido o papel do FIDA no apoio à redução da pobreza rural, segurança alimentar, aumento da produtividade agrícola e fortalecimento da resiliência das comunidades, com especial atenção aos pequenos produtores, mulheres e jovens.

A carteira do FIDA em Moçambique inclui projetos como PROCAVA, PRODAP, PROPEIXE e iniciativas de inclusão financeira rural. Os gestores foram chamados a apresentar informação factual, transparente e verificável sobre o estado de implementação, resultados alcançados e desafios operacionais.

Para a Jaana Keitaanranta, Directora Geral do FIDA, mais de 300 milhões de dólares estão atualmente alocados a Moçambique, sendo mais de 90 por cento sob a forma de donativos. Destacou ainda o bom diálogo com o Governo e o desempenho da carteira como factores-chave para a mobilização contínua de recursos.

Foi igualmente anunciado que Moçambique prepara um novo projecto de investimento para o ciclo de financiamento a partir de 2027, com enfoque no empreendedorismo e nos jovens.

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Federação Moçambicana de Xadrez projecta nacional com elevada participação

0
A Federação Moçambicana de Xadrez organiza o Campeonato Nacional de 20 a 26 de fevereiro para selecionar os melhores jogadores para a equipa nacional, visando...
- Advertisment -spot_img