Com o apoio do Banco Mundial, o Governo de Moçambique está a implementar o Projecto CONECTA NEGÓCIOS que visa reforçar o desempenho das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s), através de ligações económicas.
As nossas Micro Pequenas Médias Empresas (MPMEs) são a espinha dorsal da economia, responsáveis por mais de 80% do emprego no país. No entanto, prevalecem vários desafios para o bom desempenho das MPME’s destacando neste evento a falta de acesso à informação de mercado, as barreiras financeiras e a escassez de ferramentas de gestão modernas. Esta tríade de desafios limita o seu potencial, e hoje, com o lançamento da linha de subvenções para o desenvolvimento de plataformas digitais no âmbito do Conecta Negócios trazemos um contributo para a redução destes desafios, citou o Director Nacional do Tesouro e Cooperação Económica e Financeira, José Joãozinho Bandeira
Bandeira notificou que o Conecta Negócios considera nas suas intervenções o apoio às ligações económicas através de Plataformas Digitais que permitam estabelecer Ligações de Mercado de Negócios e Financiamento, para MPME’s .
É com orgulho que hoje damos mais um passo no alcance dos resultados do conecta Negócios. Estamos aqui para lançar não apenas uma oportunidade de financiamento para o desenvolvimento de plataformas digitais, mas também contribuir para o melhor desempenho das MPME’s em Moçambique.
O Director referiu ainda que com o lançamento deste financiamento para o desenvolvimento ou melhoramento das Plataformas Digitais, deixa-se mais um compromisso para apoiar a ligação de mercado e acesso ao financiamento através de tecnologias, cujas soluções a serem premiadas serão de âmbito Nacional. A fonte considera tratar-se de um mecanismo de financiamento através de um programa de subvenções não comparticipadas, onde as empresas privadas legalmente constituídas, concorrem com a condição de apresentar melhores soluções para servir ao mercado e facilitar acesso aos serviços financeiros.
De forma mais concreta, a linha de financiamento é um fundo competitivo, orientado pela oferta das melhores propostas de projectos, com um processo de selecção baseado em duas fases sendo que a primeira é da selecção de protótipos, nesta fase serão selecionados 10 melhores propostas que demonstrem potencial para responder aos critérios definidos e a segunda é de aprovação das 5 melhores propostas que irão ser pontuadas através de classificação do 1º ao 5º lugar para que sejam financiadas, explicou o dirigente.
Bandeira garantiu que o mecanismo é claro e meritocrático, sendo que nas próximas semanas, receberão propostas que serão avaliadas com rigor por um júri independente baseando-se em critérios transparentes.
Valorizaremos a inovação técnica, sem dúvida, mas acima de tudo premiaremos o impacto prático que estas plataformas podem ter na vida das empresas moçambicanas. O projecto que hoje apresentamos é audacioso pela sua simplicidade e poder transformador. Estamos a convocar as mentes mais brilhantes do sector tecnológico moçambicano desde o startups à empresas consolidadas para desenvolverem soluções digitais que façam duas coisas fundamentais, conectar as nossas MPMEs a mercados e compradores de forma transparente e eficiente e facilitar o acesso a serviços financeiros adaptados à sua realidade. O Conecta Negócios, representa apenas uma parte do esforço que o nosso Governo tem vindo a envidar para o apoio ao sector privado nacional.
Na qualidade de financiador do Projecto, o representante do Banco Mundial Laurent Corthay, sublinhou que com o Projecto pretende-se apoiar as MPME a tirar o máximo proveito das oportunidades económicas oferecidas pelos grandes investimentos privados que estão a acontecer no país, quer nas indústrias extractivas quer noutros sectores.Estes grandes investimentos ou megaprojectos criam muitas expectativas para a economia, mas como todos sabemos, as empresas locais enfrentam muitos desafios para poderem aceder a esses mercados por isso, o CONECTA contribui para dar resposta a alguns destes desafios, em termos de fornecimento de competências, certificação de qualidade e acesso a financiamento às MPME locais, sublinhou Corthay acrescentando que a competição lançada hoje complementa este pacote de medidas, incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras que podem facilitar as ligações entre grandes e pequenas empresas, estimular a competitividade das MPME e facilitar o acesso aos serviços financeiros.
Espera-se que as plataformas digitais fruto da presente linha de financiamento sejam desenvolvidas a partir das reais necessidades do empresariado nacional.
Fonte: MEF