27.1 C
New York
Wednesday, October 22, 2025
InícioEconomiaMF e FIDA Reforçam Parceria para Impulsionar o Desenvolvimento Rural

MF e FIDA Reforçam Parceria para Impulsionar o Desenvolvimento Rural

O Ministério das Finanças reafirmou hoje (21), o compromisso do Governo em fortalecer a parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), no âmbito da Estratégia do FIDA para Moçambique (COSOP 2023–2027). A posição foi expressa pela Directora Nacional Adjunta da Dívida Pública, Ruth Cangela, durante o workshop de avaliação de meio-termo do programa, realizado em Maputo.O encontro reuniu representantes do Governo, do FIDA e de diversos projectos nacionais, com o objectivo de analisar o progresso das acções e definir estratégias para melhorar os resultados do COSOP, que visa transformar o meio rural através do aumento da produtividade, diversificação alimentar e resiliência climática.

Ruth Cangela, destacou que o país enfrenta múltiplos desafios, incluindo eventos climáticos extremos, a insurgência no norte e os efeitos de conflitos geopolíticos. Ainda assim, apontou que os resultados positivos da estratégia anterior (2018–2022), que beneficiou mais de 890 mil pessoas, encorajam o Governo a aprofundar a cooperação com o FIDA.

O nosso objetivo é transformar os investimentos do COSOP em agentes catalisadores de mudança nas comunidades rurais, num país onde 68,2% da população ainda vive abaixo da linha da pobreza”, afirmou.

Cangela apelou aos gestores dos projetos Procava, Prodape e Propeixe a reforçarem a monitoria e o cumprimento dos planos de execução, evitando atrasos e custos adicionais. Enfatizou também a importância da integração entre as áreas agrícola, climática e das pescas, agora concentradas num mesmo sector, para melhorar a coordenação das ações e o impacto das iniciativas apoiadas pelo FIDA.

Durante o encontro, a dirigente reconheceu o papel do FIDA na promoção da segurança alimentar e na redução da vulnerabilidade socioeconómica das zonas rurais, destacando a abertura da instituição para continuar a financiar projectos alinhados às metas de acção climática.

O Ministério das Finanças continuará a mobilizar recursos e a honrar os compromissos financeiros, reforçando o sucesso da parceria com o FIDA e o alcance das metas do COSOP 2023–2027”, concluiu.

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Depois de Zambézia e Tete, Inhambane é o próximo destino do...

0
No âmbito do projecto FIFA for Schools, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), procedeu na última sexta-feira, 17 de Outubro e sábado 18, a...
- Advertisment -spot_img