27.1 C
New York
Monday, November 3, 2025
InícioNacionalSociedadeMinistra da Educação diz que certificados em atraso serão emitidos dentro de...

Ministra da Educação diz que certificados em atraso serão emitidos dentro de dois meses

A ministra da Educação e Cultura diz que o atraso na entrega de certificados do ensino técnico profissional  se deve ao facto dos mesmos terem primeiro de passar por certificação externa, o que cria constrangimentos. Samaria Tovela garante que dentro de dois meses serão emitidos certificados em atraso, até 2024.  

Não é de hoje que  vários estudantes do ensino técnico profissional, afectos a diferentes instituições de ensino, se queixam de demora na emissão de certificados, a cinco anos ou mais, o que os impossibilita de concorrer a universidade e a  vagas de emprego. 

A situação já resultou em vários protestos. 

Esta quarta-feira, a ministra da Educação e Cultura reagiu ao assunto e explicou que tal se deve ao modelo escolhido para a emissão dos documentos.

“Temos algum constrangimento com o modelo adoptado que não permite que os alunos logo a concluir possam ter certificados, eles devem efectivamente passar por uma avaliação externa e isso acaba levando a uma morosidade que é lamentável”.

Sobre estas queixas, que considera legítimas, Tovela garante que tudo será feito para que os certificados sejam emitidos dentro de dois meses. 

“Nestes dois meses o objectivo é emitirmos os certificados de 2024 para trás, mas para aqueles que tenham concluído os módulos, é o trabalho que estamos a fazer”

E porque o problema está no modelo de emissão, a governante disse que o mesmo está a ser reavaliado, para evitar que a situação continue. 

Sobre a distribuição do livro gratuito, aos alunos do ensino primário, a ministra da Educação garante que o processo já foi concluído. 

 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Apelo combina alerta técnico, sobre detecção e riscos, com um estímulo político para que os Estados deem prioridade ao desarmamento

ONU alerta: ensaios nucleares “não podem ser permitidos em nenhuma circunstância”

0
A ONU alertou para os perigos das armas nucleares e pediu a manutenção da moratória sobre testes atómicos, após declarações que sugerem a possibilidade de...
- Advertisment -spot_img