Resumo
O Ministro da Saúde de Moçambique, Ussene Isse, enfatizou a necessidade de utilizar evidência científica para melhorar a saúde da população, durante o encerramento do VII Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Saúde (INS) em Maputo. Isse destacou o papel crucial do INS na promoção da investigação em saúde nos hospitais, visando aprimorar os cuidados de saúde com base em evidências. O Ministro desafiou o INS a estabelecer um laboratório de toxicologia para estudar plantas medicinais e promover a medicina tradicional no país, além de lançar a Biblioteca Virtual de Saúde de Moçambique no próximo ano, com o intuito de democratizar o acesso à informação técnico-científica para os profissionais de saúde.
Ussene Isse falava no encerramento do VII Conselho Consultivo do INS que decorreu de 4 a 5 de Novembro corrente, nas instalações do Centro Regional de Desenvolvimento Sanitário (CRDS), em Maputo.
Durante a sua intervenção, o Ministro também desafiou o Instituto Nacional de Saúde (INS), a estabelecer o laboratório de toxicologia, que vai se ocupar do estudo dos efeitos de eficácia e segurança das plantas medicinais com potencial terapêutico na saúde humana. O objectivo, segundo o dirigente, é resgatar a medicina tradicional no nosso País.
Igualmente, o Ministro Ussene Isse desafiou o INS a lançar, no próximo ano, a Biblioteca Virtual de Saúde de Moçambique – uma plataforma que visa massificar o acesso à evidência técnico-científica para todos profissionais de saúde.
Fonte: INS






