27.1 C
New York
Friday, January 2, 2026
InícioNacionalPolíticaMinistro da Saúde garante atendimento em todas as províncias após quadra festiva

Ministro da Saúde garante atendimento em todas as províncias após quadra festiva

Resumo

O Ministro da Saúde assegura que o setor está preparado em todas as províncias para dar resposta aos casos prioritários durante a transição de ano. No Hospital Central de Maputo, enquanto a contagem decrescia, a prioridade era a vida. Rosita deu entrada com ataques de asma, mas após tratamento, pôde regressar a casa. Outro paciente permanecia internado, sem autorização para sair e celebrar. O Ministro da Saúde visitou o hospital, liderando equipas médicas e acompanhando cirurgias de urgência, garantindo prontidão para cuidar dos pacientes em todo o país. Pacientes com situações menos urgentes são aconselhados a ter paciência, pois a prioridade são os casos de emergência.

O Ministro da Saúde garante que o sector está em prontidão em todas as províncias do país para atender aos pacientes após a transição do ano, assegurando resposta aos casos prioritários neste período festivo.

Enquanto Maputo contava os segundos para a chegada de 2026, no Hospital Central de Maputo, o tempo tinha outro ritmo. No hospital, a prioridade não era o relógio, mas a vida.

Antes da meia-noite, Rosita deu entrada nos serviços de urgência do Hospital central de Maputo  após sofrer ataques de asma. 

“Estava com dor de asma e corri para o hospital (…) mas agora já estou melhor e posso ir para casa”, disse Rosita, uma utente. 

Mesmo depois de momentos de aflição, a esperança falou mais alto. Para ela, o novo ano começaria estando na sua casa. 

Na outra sala do hospital, a realidade era diferente. Um jovem continuava internado e não tinha autorização médica para sair e celebrar a passagem do ano fora do hospital. “Eu vi que as coisas não estavam a melhorar em casa, então tive de correr para cá , porque já era dor para cá e para lá. Por isso, tive que me aproximar do ponto de socorro”, disse o paciente. 

Ainda no dia da transição do ano, o Ministro da Saúde decidiu vestir a bata e acompanhar de perto o funcionamento dos serviços de urgência no Hospital Central de Maputo. O governante esteve no terreno, liderando equipas médicas e acompanhando cirurgias de urgência.

“Há prontidão, extrema e máxima, no país, para cuidar do nosso povo, as pessoas que chegarem aos hospitais serão atendidas. Agora, é importante dizer o seguinte: aqueles que tiverem situações ligeiras, que podem, até certo ponto aguentar, terão que ter paciência, porque nestes dias a pressão é mais para os doentes que têm emergência, os que estão entre a vida e a morte”, disse Ussene Isse, ministro da Saúde.  

O Ministro da Saúde garantiu haver prontidão para atender aos pacientes em todas as províncias do país.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Sobe de sete para 18  número de vítimas de acidentes no...

0
O número de vítimas de acidentes de viação no Hospital Central de Maputo aumentou de sete em 2024 para 18 em 2025 durante a transição de ano. Não houve...
- Advertisment -spot_img