O recente Fórum de Negócios e Investimento Árabe-Moçambique, realizado na capital moçambicana, evidenciou a crescente importância de Moçambique como um destino estratégico para investimentos provenientes do mundo árabe. No evento o Presidente Felipe Nyusi, que destacou a longa relação histórica e cultural entre Moçambique e os países árabes, além de enfatizar as diversas oportunidades de investimento que o país oferece.
Nyusi enfatizou a disposição de Moçambique em promover uma cooperação económica que traga benefícios mútuos e siga as normas internacionais. O Presidente instou os investidores árabes a explorarem sectores económicos de alto potencial no país, incluindo agro-negócios, indústria, infraestrutura, turismo e energia.
O Presidente de Moçambique reconheceu os desafios económicos enfrentados pela África subsahariana, como a recuperação pós-pandemia e a crise económica decorrente da guerra na Europa, que resultaram em inflação e aumento dos custos de financiamento. No entanto, ele ressaltou que o sector privado tem um papel crucial no desenvolvimento económico sustentável de Moçambique, destacando a importância dos investimentos externos.
Filipe Nyusi indicou sectores que com siderou estratégicos para investimento, desigdamente, logística e Infraestrutura, energia, turismo e imobiliário, telecomunicações e agronegócio. Sobre a ‘logística e infraestrutura’, mencionou
projectos como o complexo ferro-portuário tripartido entre Moçambique, Botswana e Zimbábue, incluindo a construção do porto de Techobanine, o desenvolvimento de estradas com portagens em parcerias público-privadas, como a estrada nacional N1 e, melhorias na armazenagem e no transporte aéreo, com foco no aeroporto de Nacala.
Sobre ‘energia’, destacou Iniciativas como a barragem de Mphanda Nkuwa e novos campos de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma, os investimentos em energias renováveis, com destaque para a energia solar.
Chamou atenção para o facto de Moçambique se beneficiar da sua participação na Zona de Comércio Livre Continental Africana e de regimes comerciais preferenciais com os Estados Unidos, Europa e Ásia. “Isso permite ao País acessar um vasto mercado regional e global, tornando-o um destino atractivo para investimentos”. Afirmou.
Para o Presidente Nyusi as políticas de estabilização económica que resultaram em baixa inflação e redução das taxas de juros, incentivando o consumo e o investimento. Ele mencionou ainda as reformas legislativas para facilitar os investimentos privados e a estabilidade política do País, com avanços significativos na contenção do terrorismo em Cabo Delgado, oferecem condições propicias para o investimento.
De uma forma geral Fórum reforçou as relações económicas entre Moçambique e os países árabes, mostrando o comprometimento do País em criar um ambiente propício para investimentos.
Nessa perspectiva, o Presidente da República, concluiu convidando empresários árabes e moçambicanos a explorarem as oportunidades de negócios e parcerias, e reafirmou que Moçambique está pronto para ser um destino preferencial para investimentos árabes.
Fonte: O Económico