27.1 C
New York
Wednesday, September 24, 2025
InícioEconomiaMoçambique Acolhe 29ª Conferência Anual da ASEL com Foco em Seguros, Inteligência...

Moçambique Acolhe 29ª Conferência Anual da ASEL com Foco em Seguros, Inteligência Artificial e Inclusão Financeira

Teve lugar recentemente em Maputo a 29ª Conferência Anual das Associações de Supervisores de Seguros dos Países Lusófonos (ASEL), um encontro que reuniu representantes do sector financeiro, diplomático e empresarial para discutir os desafios e oportunidades do mercado segurador.Na abertura do evento, o Secretário do Estado de Orçamento e Tesouro, Amílcar Tivane, transmitiu as boas-vindas aos participantes e destacou a relevância do encontro para a consolidação da cooperação entre países da lusofonia.

 O governante sublinhou que a realização da conferência não poderia ser mais oportuna, por alinhar-se com as prioridades estratégicas do Governo, que no plano quinquenal 2025-2029 elegeu o crescimento económico produtivo e inclusivo como um dos seus pilares centrais.

Tivane, recordou que, apesar dos avanços, o sector segurador em Moçambique ainda enfrenta desafios significativos. Dados do Banco de Moçambique revelam que apenas 17% da população possui algum tipo de seguro, sendo a taxa de posse maior entre homens do que entre mulheres. Além disso, persiste uma grande disparidade entre zonas rurais e urbanas no acesso a produtos financeiros, anotou.

Segundo o orador, a taxa de penetração de seguros na economia moçambicana situa-se actualmente em 1,2% do PIB, contrastando com a média de cerca de 4% registada nos países membros da ASEL. “Daí a necessidade de acelerarmos os passos para equalizarmos e darmos saltos qualitativos do ponto de vista do acesso a produtos de seguro”, acrescentou.

Outro destaque na intervenção do dirigente foi o enquadramento do evento no contexto internacional. Segundo anotou, em Julho, Moçambique assumiu a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e o encontro da ASEL foi apontado como mais uma prova do compromisso do país com a cooperação regional.

Entre os temas centrais em debate, o destaque foi para o  papel da inteligência artificial na estruturação de produtos de seguro, as mudanças climáticas e o seu impacto no sector produtivo, bem como a necessidade de estruturar respostas adequadas às diferentes realidades da economia.

A Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM, IP), Ester dos Santos José, que passa a presidir a associação em substituição da Região Administrativa Especial de Macau, manifestou a expectativa de que Moçambique contribua de forma decisiva para o fortalecimento do mercado segurador nacional e da lusofonia. “Esperamos que o país dê o seu contributo para o desenvolvimento do mercado segurador nacional e dos países da lusofonia”, afirmou.

A conferência encerrou com uma nota de confiança de que os debates resultarão em propostas concretas para fortalecer o mercado segurador, promover a inclusão financeira e acompanhar os grandes projectos de recursos naturais em curso no país.

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Défice Fiscal Agrava-Se No I Trimestre Do PESOE E Sustentabilidade Da...

0
O primeiro trimestre de 2025 revelou um agravamento do défice fiscal no âmbito da execução do PESOE, resultado da fraca arrecadação de receitas e da pressão persistente da despesa pública. O Estado viu-se obrigado a intensificar o recurso ao endividamento interno para cobrir lacunas de tesouraria, num contexto em que os desembolsos externos registaram execução limitada.
- Advertisment -spot_img