A delegação de Moçambique foi chefiada por Fredson Bacar, secretário de Estado do Turismo, num evento que terminou ontem, em Ankara, República da Turquia.
O evento, que decorreu sob o lema “Melhorando a Qualidade e a Sustentabilidade do Turismo Patrimonial nos Países da OCI”, visava partilhar experiências sobre o melhoramento da qualidade e sustentabilidade do turismo patrimonial nos países da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), de que Moçambique é membro, sendo que foi uma oportunidade para colher lições aprendidas e buscar parcerias com outros Estados-membros.
O turismo patrimonial é destacado pela UNESCO como novo segmento do turismo virado para o desenvolvimento turístico e valorização das comunidades locais onde o património turístico está inserido.
Na sua intervenção durante o evento, o secretário de Estado do Turismo, Fredson Bacar, destacou que a valorização e preservação do património para gerações presentes e futuras gerações deve constituir prioridade para a COMCEC e para os Estados-membros, destacando o património cultural e turístico como fontes de inclusão social e geração de renda das comunidades locais.
Nas discussões havidas, recomendaram-se aos Estados-membros acções multiformes, visando o melhoramento do património existente para servir o turismo, apelando a um maior envolvimento dos governos para o estabelecimento ou melhoramento das infra-estruturas, o envolvimento das comunidades locais, a promoção da marca do destino, a gestão de visitas e a diversificação do património no turismo patrimonial baseado no local.
No fim do evento, foi produzido um documento com as recomendações de políticas em torno do tema da reunião.
Fonte: O País