Moçambique conta com novo comandante da Missão da UE

0
4
O país conta com um novo Comandante da Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM-Moz). Trata-se do Comodoro, César Pires Correia, que substitui Luís Barroso. O novo comandante prometeu continuar a capacitação das FADM, para manterem uma “posição firme no combate” ao terrorismo em Cabo Delgado.

“É minha intenção dar continuidade ao trabalho do meu antecessor sob orientação de Bruxelas em estreita ligação com a República de Moçambique”, disse o novo comandante, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

César Pires Correia garantiu que a EUMAM-Moz continuará a sua missão de apoio às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) no desenvolvimento e as forças de capacidade que melhoram a sustentabilidade para que possam operar especialmente na região de Cabo Delgado.

O novo comandante da EUMAM-Moz já esteve em outras missões, tendo prestado serviços à NATO, organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), uma Aliança Militar Intergovernamental criada pelo Tratado Norte, também conhecido por tratado de Washington.

Já, o ex-comandante da EUMAM -Moz, Luís Barroso,  referiu que, durante a sua missão, foram treinadas 11 equipas de reacção rápida das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

EUMAM-MOZ treinou cerca de 1700 militares, e em estreita colaboração com as FADM foram implementados 15 programas envolvendo mais de 500 militares moçambicanos de diversas  áreas.

Das áreas em alusão constam logística, monitoria, liderança,  assessoria jurídica, assessoria de género e cooperação civil-militar.

Fez saber igualmente que a EUMAM-Moz certificou mais de 100 formadores moçambicanos, reforço de combate ao terrorismo das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

Acrescentou que a situação de Cabo Delgado é complexa, mas a missão militar da União Europeia tem estado a dar apoio logístico às FADM para que sejam autónomas.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!