27.1 C
New York
Friday, January 9, 2026
InícioDesportoMOÇAMBIQUE DISCUTE ACESSO AO CAN DIANTE DA MAURITÂNIA

MOÇAMBIQUE DISCUTE ACESSO AO CAN DIANTE DA MAURITÂNIA

Resumo

Moçambique enfrentará a Mauritânia na fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de Futsal, Marrocos-2026, com jogos em fevereiro. Moçambique, 85.º no ranking mundial, terá a primeira mão na Mauritânia e a segunda em Maputo. A Mauritânia busca a sua primeira qualificação para o torneio. O processo de qualificação envolve dezoito equipas africanas, com sete a avançarem para o CAN, onde Marrocos já está qualificado como país anfitrião. Outros confrontos definidos incluem Gana-Zâmbia e Guiné-Argélia. Os restantes jogos serão determinados após a pré-eliminatória. Na primeira fase, Cabo Verde enfrenta o Senegal, com o vencedor a jogar contra o Egito. A Líbia aguarda o vencedor de Namíbia-Quénia. Angola enfrentará o vencedor de Camarões-África do Sul e a Costa do Marfim jogará contra o vencedor de Zimbabwe-Tanzânia.

Moçambique vai defrontar Mauritânia na derradeira fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de Futsal, Marrocos-2026, diante da Mauritânia, conforme ditou o sorteio realizado na noite desta quarta-feira, em Rabat, Marrocos.

As duas selecções, isentas da pré-eliminatória, vão disputar a qualificação em duas mãos. Moçambique será visitante na primeira mão, na Mauritânia (3-4 de Fevereiro), enquanto a decisão terá lugar em Maputo, na segunda mão (7-8 de Fevereiro).

Moçambique ocupa actualmente o 85.º lugar do ranking mundial, com 952,11 pontos, sendo a quinta selecção africana mais bem posicionada, estatuto que lhe valeu a entrada directa nesta ronda decisiva. Do outro lado estará a Mauritânia, selecção que procura alcançar uma inédita qualificação para o principal torneio continental de futsal.
O processo de qualificação envolve dezoito selecções africanas e decorre em duas fases, apurando sete equipas para a fase final do CAN, à qual já está automaticamente qualificado o país anfitrião, Marrocos, tricampeão africano.

O sorteio definiu igualmente os confrontos Gana-Zâmbia e Guiné-Argélia, referentes à segunda e última eliminatória de qualificação. Os restantes duelos desta fase serão conhecidos após a conclusão da pré-eliminatória, que constitui a primeira etapa do processo de apuramento ao CAN.

Na referida primeira fase, Cabo Verde mede forças com o Senegal, sendo que o vencedor deste embate irá defrontar o Egipto na segunda etapa. A Líbia aguarda o vencedor do confronto entre Namíbia e Quénia. Angola terá pela frente o vencedor do duelo entre Camarões e África do Sul, enquanto a Costa do Marfim conhecerá o seu adversário após o término da eliminatória entre Zimbabwe e Tanzania.

A primeira ronda de qualificação, a disputar-se entre o final deste mês e o início de Fevereiro, envolve seis selecções, das quais sairão três vencedoras que se juntarão às equipas já isentas na segunda fase.

Na segunda e última eliminatória, os sete vencedores serão apurados com base no resultado agregado das duas mãos, garantindo a presença na fase final do CAN de Futsal 2026, juntando-se ao país anfitrião da competição.

Fonte: Jornaldesafio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Banco de Moçambique aperta controlo sobre contas bancárias no exterior

0
O Banco de Moçambique reforçou os procedimentos e obrigações legais relativos à abertura e movimentação de contas bancárias no exterior por entidades residentes no...
- Advertisment -spot_img