27.1 C
New York
Thursday, October 23, 2025
InícioNacionalMoçambique. Dívida pública sobe para mais de 1,071 biliões de meticais

Moçambique. Dívida pública sobe para mais de 1,071 biliões de meticais

 

 

De acordo com o relatório do Ministério das Finanças sobre a evolução da dívida pública no primeiro trimestre, a que a Lusa teve hoje acesso, trata-se de um novo aumento, após a marca histórica de um bilião de meticais registada no final de 2024.

Segundo os cálculos do Ministério das Finanças, em termos absolutos, a dívida cresceu quase 28.395 milhões de meticais (2,7%), em relação ao quarto trimestre de 2024.

Este desempenho, explica, “deve-se essencialmente ao aumento da dívida interna”, que disparou 8,9% em três meses, para 443.218 milhões de meticais (6.093 milhões de euros), “justificado maioritariamente pelas novas emissões da dívida no âmbito da Facilidade de Crédito do Banco Central”, de 20% do ‘stock’ total, e pela refinanciamento de emissões de Bilhetes de Tesouro.

A Lusa noticiou este mês que o Governo moçambicano quer baixar o ‘stock’ da dívida pública para 67,6% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, embora alerte que o seu aumento é um dos riscos fiscais classificado como “alto”, conforme proposta orçamental.

De acordo com a proposta de Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2025, aprovada este mês pelos deputados da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder) e do Podemos (maior partido da oposição), o ‘stock’ da dívida pública atingiu em 2024 os 74% do PIB e a meta é reduzir esse peso para 60,8% até 2029.

A possibilidade contrária, de “aumento do ‘stock’ da dívida pública” é, de resto, identificada no documento como de risco “alto”, com o Governo a assumir como objetivos para a contrariar “a opção de donativos e créditos de alta concessionalidade”, e a introdução de operações de gestão de passivos, incluindo “leilões de troca, recompras e resgates antecipados”.

“Os impactos de um crescimento económico mais baixo em 2025, poderá exacerbar o risco associado a dívida pública, elevando o rácio para 80,5% do PIB. Assim, as pressões decorrentes da necessidade de financiamento poderão ter reflexos nos compromissos do serviço da dívida interna, que representa cerca de 65% do total do serviço, que exigirá maior controle e atenção por parte do Estado, sobretudo no mês de setembro, que atingirá um máximo de 26,9 mil milhões de meticais [372 milhões de euros]”, diz a proposta orçamental.

O ‘stock’ da dívida pública subiu 7,9% de 2023 para 2024, sobretudo devido ao “crescimento acelerado da dívida interna, resultante do financiamento do défice de Tesouraria, após o congelamento do apoio ao Orçamento do Estado por parte dos parceiros internacionais”, acrescenta-se no documento com a proposta de PESOE.

No PESOE, o Governo moçambicano prevê para 2025 um crescimento do PIB de 2,9%, uma taxa de inflação média anual de 7%, exportações de bens no valor de 8.431 milhões de dólares (7.379 milhões de euros) e Reservas Internacionais Brutas de 3.442 de milhões de dólares (3.045 milhões de euros), equivalentes a 4,7 meses de cobertura das importações de bens e serviços, excluindo os megaprojetos.

A receita do Estado em todo o ano deverá ascender a mais de 385.871 milhões de meticais (5.347 milhões de euros), equivalente a 25% do PIB, e as despesas totais a 512.749 milhões de meticais (7.107 milhões de euros), correspondente a 33,2% do PIB, gerando um défice orçamental de 8,2%.

Leia Também:

Fonte: Notícias ao Minuto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

LESÃO AFASTA ÂNGELO CANTOLO DO PRIMEIRO TREINO

0
O JOVEM avançado internacional moçambicano Ângelo Cantolo, do Chingale de Tete, falhou na manhã de hoje o primeiro treino da sua equipa depois que...
- Advertisment -spot_img