A Primeira-ministra, Benvinda Levi, recebeu esta quinta-feira, no seu gabinete de trabalho, a Vice-presidente da Colômbia e sua delegação numa visita de dois dias a Moçambique, onde as partes manifestaram interesse de cooperar em diversas áreas. Na ocasião, Levi destacou que a actual conjuntura no comércio internacional imposta pelos Estados Unidos da América obriga os países a consolidarem relações comerciais ao nível bilateral. “A recente decisão dos Estados Unidos obriga os países a pensarem como maximizar o comércio bilateral e aproveitar as vantagens comparativas que os países têm em particular”, sublinhou.
Foi neste contexto que a Primeira-ministra disse que, para consolidar estas relações, empresários colombianos que acompanham a Vice-presidente estiveram na FACIM para identificar as áreas de investimento igualmente. “No domínio de investimentos gostaríamos de referir que a delegação de sua Excelência à Vice-Presidente da Colômbia faz-se acompanhar de empresários que aproveitam a oportunidade para estar na FACIM, ver as potencialidades que o país oferece e, a partir daí, ver em que medida nós podemos cooperar e dinamizar as nossas relações comerciais.”, destacou a Primeira-Ministra.
Paralelamente, a responsável disse que as partes vão continuar a trabalhar em fóruns multilaterais em que ambos são parte, como as Nações Unidas, o Movimento dos Não Alinhados e os grupos dos 77 mais China, para além de outras organizações multilaterais, como o caso da Organização Mundial do Comércio.
A visita da Vice-presidente da Colômbia, Francia Mina, enquadra-se no âmbito do esforço que ambos os países pretendem levar a cabo para revitalizar as históricas relações político-diplomáticas existentes desde, por um lado. Por outro, Levi referiu que este encontro serve como caminho para o estabelecimento de relações em várias outras áreas, com particular destaque para a área econômica.
Para consolidar estas relações, as partes tencionam criar uma ligação aérea que vai permitir conectar os dois países.
“Falámos da possibilidade de futuramente desenvolvermos comunicações aéreas, portanto transporte aéreo entre Moçambique e Colômbia, por forma a permitir o melhor estreitamento das relações entre os dois países.”, destacou.
Por sua vez, a Vice-presidente da Colômbia, Francia Mina, que agradeceu a Primeira-ministra pelo convite de visita a Moçambique formulado à Colômbia no ano passado, também convidou o país a participar da Cimeira Agrária na Colômbia, que terá lugar no próximo ano.
“Do mesmo modo, está previsto que no próximo ano se realize a Cimeira Agrária na Colômbia, e Moçambique foi convidado a participar nesta Cimeira Agrária”. Para a Estadista, a cimeira será um campo fértil para um intercâmbio e partilha de experiências, compromisso com a soberania alimentar e a erradicação da fome no mundo.
As partes descreveram o encontro como muito produtivo e de grande importância para estreitar as históricas relações entre os dois países. Benvinda Levi disse que foram conversações bastante úteis, profícuas, em que de forma bastante aberta partilhámos os nossos pontos de vista sobre vários assuntos de interesse comum.
Fonte: O País