Resumo
Moçambique encerra a sua participação na Expo Osaka 2025 com o espetáculo "Raízes do Futuro: Moçambique entre Memória e Máquina", que junta artistas como Xixel Langa e Radja Ali. O concerto, dirigido por David Abílio e coreografado por Pérola Jaime, explora a ligação entre tradição cultural e inovação tecnológica, combinando elementos tradicionais moçambicanos com ferramentas digitais como inteligência artificial e projeções generativas. Este evento encerra uma série de atividades culturais que decorreram desde 13 de setembro, marcando o final da participação do país na feira.
Com direcção artística de David Abílio e coreografia de Pérola Jaime, o concerto contará actuações de Xixel Langa, Radja Ali, António Marcos, Sick Brain, May Mbira, Lucrécia Paco, Alvim Cossa e Matchume Zango.
O evento explora o diálogo entre herança cultural e inovação tecnológica, conecta a riqueza das tradições moçambicanas às possibilidades criativas de ferramentas digitais como a inteligência artificial e projecções generativas. Esta actividade foi antecedida desde o dia 13 de Setembro por uma série de eventos culturais, como marco dos últimos dias da participação do país nesta feira.
Fonte: Jornal Noticias